05.01.2015Cinemateca inicia atividades de 2015 com programação de filmes da 33ª Oficina de Música

A Cinemateca de Curitiba retorna suas atividades a partir da próxima quarta-feira (7) exibindo, até o dia 28 de janeiro,  filmes de temática musical dentro da programação da 33ª Oficina de Música de Curitiba.

Programação:

Dias 7 a 11 de janeiro (quarta-feira a domingo):

16h: CHEGA DE SAUDADE
A história é ambientada durante uma noite de baile, num clube de dança, em São Paulo. O espectador acompanha, em uma única noite, os dramas e as alegrias de cinco núcleos de personagens frequentadores do baile. Mesclando comédia e drama, o filme aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança. Direção de Laís Bodansky.

18h: CINDERELA EM PARIS
Uma moça desajeitada de Nova York é descoberta por um fotógrafo e acaba conquistando o mundo da moda na cidade de mais estilo e glamour do planeta: Paris. Direção de Stanley Donen.
Ingresso gratuito.

Dias 7 a 11 de janeiro (quarta-feira a domingo) e dia 14 de janeiro (quarta-feira):

20h: VENTOS DE AGOSTO
Shirley deixou a cidade grande para viver numa pequena e pacata vila litorânea cuidando da avó. Mesmo isolada, Shirley cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela tem um caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Uma descoberta leva Shirley e Jeison a uma jornada de vida e morte, perda e memória, vento e mar. Direção de Gabriel Mascaro.
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

Dias 14 a 16 de janeiro (quarta a sexta-feira):

16h: HELENA MEIRELLES – A DAMA DA VIOLA
O longa-metragem retrata o rústico cenário que deu vida e personalidade a uma das maiores instrumentistas da música brasileira. O som da viola caipira, expressão musical de uma brasilidade profunda, mesclado com sonoridades vindas das tribos indígenas e dos vizinhos paraguaios. Direção de Francisco de Paula.

18h: SONORIDADES INOVADORAS
Programa histórico-musical que reúne documentários sobre dois músicos que nasceram em 1936 e que têm em comum a integração de sonoridades de objetos não-convencionais em suas criações: o alagoano Hermeto Paschoal e o baiano Tom Zé.
Programa: Hermeto Campeão (Thomaz Farkas, 1981): o filme evoca a inspiração, a maneira de compor e os pontos de vista de Hermeto Pascoal sobre a fama, o dinheiro e o trabalho. | Tom Zé, ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século? (Carla Gallo, 2000): Retrato estético do cantor e compositor.
Ingresso gratuito.

Dias 15 a 28 de janeiro (quinta a quarta-feira):

20h: VOU RIFAR MEU CORAÇÃO
Documentário que trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Letras de músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Evaldo Braga, Nelson Ned, Amado Batista, Wando, entre outros. Direção de Ana Rieper.
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

Dia 18 de janeiro (domingo):

18h10: SAMBA E BOSSA NOVA: MÚSICA DO BRASIL
Quem faz a música popular brasileira? São poetas, malandros, guerreiros, amantes, palhaços e colombinas. Os sete documentários reunidos nesta compilação mostram o dia-a-dia, as apresentações, gravações e entrevistas. Partindo do samba de Pixinguinha, Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, passando por Martinho da Vila e João Nogueira, com um breque na bossa nova de João Gilberto, avança até a MPB de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Nara Leão e Jards Macalé.
Ingresso gratuito.

Dias 18 a 23 de janeiro (domingo a sexta-feira):

16h e 17h: FEITO À LÁPIS
O documentário retrata a história do compositor paranaense Palminor Rodrigues Ferreira, conhecido como “o Lápis”. Um dos responsáveis pelo início do samba em Curitiba, que tocou em diversos locais da noite boêmia. Direção de Vinicius Camilo e Gabriel Eloi.

16h40 e 17h40: LÁPIS – DE COR E SALTEADO
A vida e a obra do compositor "Lápis", que levou consigo, no dia 11/02/1978, a última noite de uma Curitiba que vivia intensamente. Direção de Nivaldo Lopes.
Ingresso gratuito.

Dia 20 de janeiro (terça-feira):

19h: EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “CONTRAPONTO”
Músicos de gêneros distintos revelam a lógica e o sentido que vêem na música, através de suas rotinas de estudos e ensaios. A sessão será seguida de bate-papo. Direção: João Marcelo Gomes.
Ingresso gratuito.

Dias 21 a 23 de janeiro (quarta a sexta-feira):

18h10: NOEL – POETA DA VILA
Aos 17 anos, Noel Rosa é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Até que um dia conhece Ismael Silva, compositor que o desafia a compor um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compôr "Com Que Roupa?", que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira.
Ingresso gratuito.

Dia 24 de janeiro (sábado):

16h: MAÉ DA CUICA
O filme reúne depoimentos do próprio Maé e de figuras importantes do samba local, como o historiador João Carlos Freitas, o carnavalesco Glauco Souza Lobo, os compositores Homero Réboli e Cláudio Ribeiro e sambistas como Mãe Orminda, Susto, Binho Cordeiro (filho de Maé) e outros. A exibição será seguida de debate com o diretor Nivaldo Lopes (Palito) e convidados.
Ingresso gratuito.

Dia 25 de janeiro (domingo):

16h: PROGRAMA RITMOS BRASILEIROS
De todas as riquezas que o Brasil tem, uma pelo menos é produzida pelo corpo da gente: nossa capacidade de criar e combinar ritmos musicais. Velhos mestres e jovens talentosos se congraçam de filme a filme, exprimindo ao mesmo tempo diversidade e filiações sutis.
Classificação: 10 anos

18h: TUDO É BRASIL
Documentário brasileiro de 1997, dirigido por Rogério Sganzerla. Terceiro filme da trilogia sobre a visita de Orson Welles ao Brasil. O primeiro foi Nem Tudo É Verdade, de 1986, e o segundo foi Linguagem de Orson Welles, de 1991, que também será exibido nesta sessão.
Ingresso gratuito.

Dia 28 de janeiro (quarta-feira):

16h: PROGRAMA DOCUMENTÁRIOS MUSICAIS
A grande quantidade de registros dedicados à música brasileira produzidos desde os primórdios do cinema é um oásis para olhos e ouvidos. Esta antologia reúne alguns títulos obrigatórios para quem têm interesse em saber mais sobre a história e a diversidade da música popular afro-brasileira. Filmes do Programa: “Nelson Cavaquinho” (Leon Hirszman, RJ, 1969) | “No tempo de Miltinho” (André Weller, RJ, 2008) | “Descobrindo Waltel” (Alessandro Gamo, PR, 2005) | “Conversa de botequim (com João da Baiana)” (Luiz Carlos Lacerda, RJ, 1972) | “Pixinguinha” (João Carlos Horta, RJ, 1966) | “No balanço de Kelly” (André Weller, RJ, 2009).
Classificação: 14 anos

17h40: VINICIUS DE MORAES
A realização de um pocket show em homenagem a Vinicius de Moraes por dois atores é o início da reconstrução da carreira do cantor e compositor. Nascido em 1913 no Rio de Janeiro, Vinícius testemunhou e foi personagem de uma série de transformações na cidade, criando para si um dos percursos mais relevantes da cultura brasileira no século XX. Participações de Caetano Veloso, Carlos Lyra, Chico Buarque, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Francis Hime, Maria Bethânia e Toquinho. Direção de Miguel Faria Jr.
Classificação: 10 anos