15.03.2013Cinemateca faz homenagem ao fundador Valêncio Xavier

Nesta segunda-feira (18), a Cinemateca de Curitiba, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, realiza uma homenagem ao seu fundador, o escritor e cineasta Valêncio Xavier, que completaria 80 anos no dia 21 de março. Serão exibidos filmes e um documentário, com sessões às 18h e às 20h, além de palestra abordando a produção de Valêncio, a cargo da psicanalista Gleuza Salomon, com mediação de Beto Carminatti.

Falecido em 2008, o paulista Valêncio Xavier – radicado em Curitiba – deixou um vasto legado cultural como roteirista, pesquisador, escritor e cineasta. Pioneiro da televisão brasileira, trabalhou na realização de filmes e vídeos, além de ser colaborador dos jornais Gazeta do Povo e Folha de São Paulo. Sua carreira na literatura é conhecida internacionalmente, sendo que a obra “O mez da grippe e outros livros” ganhou o prêmio Jabuti de melhor produção editorial, em 1999.

Valêncio criou o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, no final dos anos 60 e, em 1975, fundou a Cinemateca de Curitiba, dando incentivo à formação de profissionais do cinema na cidade. Na Cinemateca, desenvolveu e coordenou trabalhos de prospecção, restauração e pesquisas sobre o cinema paranaense.
Confira a programação da mostra “Os 80 anos de Valêncio Xavier”, que tem entrada franca e classificação para 14 anos:

18h
O CORVO (BR/PR, 1983 – 12’- ficção – 16mm)
. Baseado no conto homônimo de Edgar Alan Poe.
VISITA AO VELHO SENHOR (BR/PR, 1976 – 14’ – ficção – 16mm). Co-direção com Ozualdo Candeias. Metáfora em torno do sentimento passional trágico, a partir da adaptação de um conto gráfico de Poty Lazarotto publicado na revista panorama.
MUITAS VIDAS DE VALÊNCIO XAVIER (BR/PR – 90’- documentário – digital). Documentário sobre Valêncio Xavier com direção de Beto Carminatti.

20h
Palestra: “Literatura em Imagens – Um olhar psicanalítico de Valêncio Xavier”, com a psicanalista Gleuza Salomon e mediação de Beto Carminatti.
O MISTÉRIO DA JAPONESA (BR/PR, 2005 – 17’ – ficção – 35mm ). Direção de Beto Carminatti e Pedro Merege, baseado no conto de Valêncio Xavier.
Trechos do longa MYSTÉRIOS (BR/PR, 2009 – 90’ – ficção – digital). Direção de Beto Carminatti e Pedro Merege. Quatro histórias envolvendo suspense e muito mistério. Filme inspirado na obra “O mez da grippe”, de Valêncio Xavier, vencedora do prêmio Jabuti em 1999.

Autor: Imprensa/FCC