17.12.2014Cinemateca exibe filmes mudos produzidos no Recife na década de 20

A Cinemateca de Curitiba exibe nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), às 19h, o Ciclo do Recife que, dentro dos ciclos regionais surgidos nos anos 20, é representado por uma série de produções cinematográficas realizadas entre 1923 a 1931. Grande parte destas obras se perdeu e apenas dois filmes foram conservados na íntegra e digitalizados pela Funarte para contribuir com o registro da história do cinema: “A Filha do Advogado” e “Aitaré da Praia”.

Programação:

Dia 19: “Aitaré da Praia” – Com uma hora de duração, é um filme mudo, filmado em 1926, com imagens feitas nas praias de Candeias. No elenco estão Ari Severo , Almeri Steves, Rilda Fernandes e Jota Soares. O protagonista é um pescador, chamado Aitaré, que salva um rico coronel e sua filha de uma tempestade no mar. Eles ficam retidos numa aldeia até encontrarem um meio de retornar ao Recife, onde o herói se desentende com sua esposa por causa do sumiço.

Dia 20: “Filha do Advogado” – Produzido em 1926, foi filmado em preto e branco e sem som. Estrelado por Jota Soares, Pedro Salgado e Guiomar Teixeira, o longa-metragem de 92 minutos acompanha o desdobramento de uma intriga familiar que envolve crime e traição. A personagem do título é a filha bastarda de um importante advogado, que é presa e levada ao tribunal depois de matar o seu próprio irmão, que tentava seduzi-la desconhecendo seu parentesco. O único que a ajuda no tribunal é um homem desconhecido.

Ciclo do Recife
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco).
Data: 19 e 20 de dezembro de 2014 (sexta-feira e sábado), às 19h.
Ingresso gratuito.