30.09.2011Cinemateca exibe a estética do cineasta japonês Masumura

O estilo fluído e a sátira mordaz da obra do cineasta japonês Yasuzo Masumura (1924 - 1986) podem ser conferidos na Cinemateca de Curitiba, de 4 a 9 de outubro, com sessões à tarde e à noite. A seleção de 13 filmes legendados abre a Mostra de Cinema Japonês, realizada em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba. Numa segunda fase, de 10 a 16 de outubro, serão exibidas produções de outros diretores que foram sucessos de bilheteria no Japão e hoje integram a Filmoteca do Consulado do Japão, no Rio de Janeiro. Toda a programação tem entrada franca.

Embora pouco conhecido no Brasil, Yasuzo Masumura tem a estética de sua obra apreciada aqui de forma indireta, por meio de produções assinadas por diretores como Quentin Tarantino e Steven Spielberg. Acontece que o caráter transgressor - por vezes permeado pelo erotismo - dos filmes de Masumura influenciou o cinema ocidental. Tarantino, por exemplo, mostra referências ao trabalho do diretor japonês no filme Kill Bill (2003).

Contemporâneo de cineastas como os norte-americanos Samuel Fuller e Nicholas Ray e o alemão Douglas Sirk, Masumura exagerou na estética e nos temas que esses diretores utilizaram com sutileza. Nascido em 1924, na província rural de Yamanashi, iniciou a carreira cinematográfica em 1947, tendo aprofundado estudos na Itália, a partir de 1952. Apesar dessa vivência, negou-se a desenvolver um cinema próximo do realismo italiano, preferindo trabalhar uma estética oposta. Como costumava dizer, seu objetivo era "criar uma realidade exagerada, contendo apenas as ideias e paixões humanas, nada mais".

Os 13 filmes de Masumura exibidos pela Cinemateca de Curitiba estão percorrendo a América Latina, numa iniciativa da Fundação Japão, que fica em São Paulo. As produções - entre elas "O Beijo" (1957), filme de estreia do diretor - fornecem um panorama da obra do cineasta que deixou 57 filmes como legado cultural, abordando em muitos deles dramas familiares, além de conflitos entre bandidos, gênero que o notabilizou. Nas lutas entre seus personagens, Masumura utilizou tomadas sangrentas sob uma estética inovadora, envolta por uma beleza plástica que permite uma leitura poética da violência.

Filmes (legendados) do diretor Yasuzo Masumura

Data: de 4 a 9 de outubro de 2011

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 - São Francisco)

Entrada franca

Programação:

Dia 4 (terça-feira) - às 15h45: "O Anjo Vermelho" (1966), às 17h35: "Brincando com Fogo" (1971), às 19h15: " O Beijo" (1957).

Dia 5 (quarta-feira) - às 15h45: "A Esposa de Seisaku" (1965); às 17h30: "Manji " (1964); às 19h10: "Escola de Espiões Nakano" (1966).

Dia 6 (quinta-feira) - às 15h45: "O Homem do Vento Cortante" (1960); às 17h35: "Gigantes e Brinquedos" (1958); às 19h20: "Meu Querido" (1964).

Dia 7 (sexta-feira) - às 15h45: "Cega Obsessão" (1969); às 17h20: "Danryu" (1957); às 19h10: "A Esposa do Dr. Hanaoka" (1967).

Dia 8 (sábado) - às 15h45: "A Dama do Céu Azul" (1957); às 17h30: "O Anjo Vermelho" (1966); às 19h15: "Brincando Com Fogo" (1971).

Dia 9 (domingo) - às 15h45: "O Beijo"; às 17h20: "A Esposa de Seisaku" (1965); às 19h10: "Manji" (1964).