07.07.2014Cinemateca de Curitiba recebe o Festival de Cinema de Futebol

De 9 a 12 de julho, a Cinemateca de Curitiba recebe a 5ª edição do CINEfoot – único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição de filmes sobre futebol. Além da exibição de produções do Brasil, França, Uruguai, Alemanha e Espanha, a edição curitibana do festival prestará, antes das sessões, homenagens aos ex-jogadores Dirceu Krügger (9) e Sicupira (10), ao técnico Caio Junior (11) e ao cronista esportivo Edgar Felipe (12).

Entre os destaques da programação está o curta paranaense “VILA DAS TORRES 2014”. O documentário revela um bate-bola em torno da Copa do Mundo de Futebol de 2014 visto a partir do ponto de vista de moradores da Vila das Torres em Curitiba. Outro filme aguardado é “GAÚCHOS CANARINHOS”, do cineasta Renê Goya Filho. O documentário conta a história do surgimento da camisa canarinho através do seu criador, Aldyr Garcia Schlee. Esta camisa, que se tornou um símbolo nacional, teve a sua estreia em 1954 e completa 60 anos em 2014.

Já a produção “MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM”, aborda a trajetória rica em humor e superação de Mauro Shampoo, craque daquele que é considerado o pior time do Mundo, o Íbis Sport Club, de Pernambuco.

O curta-metragem espanhol “PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS”, de Lucas Figueroa, é considerado o filme mais premiado da história do cinema, tendo recebido mais de 320 láureas em festivais pelo mundo.

Rebeldia
No campo dos longa-metragens, destaque para a estreia em Curitiba do documentário francês “LOOKING FOR RIO”. No filme dirigido por Emmanuel Besnard e Gilles Perez, o ex-craque Eric Cantona volta no tempo e na lenda do futebol carioca. Ele sonda o espírito de uma cidade onde o futebol é mais do que um componente: é um modo de vida. “LOOKING FOR RIO” faz a sua estreia no Brasil através do Cinefoot.

O ex-jogador francês também está presente no filme “REBELDES DO FUTEBOL”, de Gilles Perez e Gilles Rof. Sempre muito bem recebido pelo público, o documentário apresenta cinco histórias de gênios do futebol que foram além das suas funções de atletas e lutaram por causas sociais em seus países.

Programação:

quarta-feira (dia 09), às 20h

GAÚCHOS CANARINHOS (Brasil) - Dir. Renê Goya Filho 15 min
O documentário conta a história do criador e de sua maior criação: a camisa amarela da Seleção Brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.

1958 O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL (Brasil) Dir. José Carlos Asbeg 85 min
Homenagem aos jogadores que conquistaram o primeiro título mundial de futebol para o Brasil.

REDELDES DO FUTEBOL
Dir. Gilles Perez e Gilles Rof
92 min
Quando o futebol se transforma socialmente consciente! Numa altura em que o negócio do futebol parece estar corrompendo a nossa relação com o desporto, o indomável Eric Cantona desperta consciências através dos caminhos de jogadores que se opuseram ao poder e tornaram-se figuras de resistência.

quinta-feira (dia 10), às 18h15

MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM
Direção: Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle
20 min
Mauro Shampoo, cabeleireiro, ex-jogador de futebol, ficou famoso por jogar no Ibis Esporte Clube, conhecido como o pior time de futebol do mundo.

MUNDIALITO
Dir. Sebastián Bednarik
75 min
Na década de 80, a ditadura militar uruguaia organizou um plebiscito constitucional para se perpetuar no poder e se tornar legalmente respeitada, mas seu objetivo não foi alcançado. O torneio ‘MUNDIALITO’, organizado para celebrar os 50 anos da primeira Copa do Mundo, fazia parte desta estratégia.

quinta-feira (dia 10), às 20h

PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS
Dir. Lucas Figueroa
13 min
Nápoles, 1950. Quatro amigos jogam futebol na rua. De repente, a bola cai na casa da “velha mala”. Provavelmente nunca mais poderão jogar com aquela bola, mas a vingança será terrível.

LOOKING FOR RIO
Dir. Emmanuel Besnard e Gilles Perez
66 min
Eric Cantona volta no tempo e na lenda do futebol carioca. Ele sonda o espírito de uma cidade onde o futebol é mais do que um componente: é um modo de vida. Rio, uma cidade em ebulição no país do futebol, o Brasil, não poderia se satisfazer unicamente a uma rivalidade.

sexta-feira (dia 11), às 18h15

PARA EXPORTAÇÃO
Dir.Alberto Moratório
9 min
Esta é a incrível história de uma vaca uruguaia que ajudou a sua seleção de futebol a ganhar o Campeonato do Mundo de 1950.

JOÃO
Dir. André Iki Siqueira e Beto Macedo
90 min
Jogador, técnico, jornalista e polemista, João Saldanha (1917-1990) sempre foi bom de briga.

sexta-feira (dia 11), às 20h

PARTIDA INTERNACIONAL
Dir. Nadine Schrader, Sven Schrader
17 min
Um homem dirige o carro voltando para casa e, nas caixas de som, escuta-se a narração de um jogo da
Alemanha contra a Argentina, mas agora haverá a cobrança de pênaltis

EL OTRO SUPERCLASICO
Dir. Santiago Dulce
7 min
Existem clubes fundados em homenagens a outros maiores. Clubes grandes, como Boca e River, não são exceção. O incrível é que exista uma versão de cada um no mesmo lugar. A mais de 4.000 km de Buenos Aires, se joga “El Otro Superclássico”. Veja até onde foi parar uma rivalidade.

DOSSIÊ 50: COMÍCIO A FAVOR DOS NÁUFRAGOS
Dir. Geneton Moraes Neto
80 min
Maracanã, Rio de Janeiro: 16 horas e 39 minutos do dia 16 de julho de 1950. Diante da maior plateia até hoje reunida num estádio de futebol, o ponta-direita do Uruguai, Alcides Edgardo Ghiggia, avança para a área do Brasil, na final da Copa do Mundo, e…

domingo (dia 13), às 15h

ZIMBU
Dir. Marcos Strassburger Souza
(Animação)
3 min
Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana, isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.

ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL
Dir. André Queiroz, Thaís Bologna
14 min
Em ano da Copa do mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino morar no Brasil?

O PRIMEIRO JOÃO
Dir. André Castelão
(Animação)
7 min
Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.

VILA DAS TORRES 2014
Dir. Willian Coutinho Duarte, Marta Pego dos Santos, Lúcia Pego, Bruno Mancuso
14 min
Um bate-bola bem humorado em torno do megaevento midiático, a “Copa do Mundo de Futebol de 2014” visto a partir do ponto de vista de moradores da Vila das Torres, uma comunidade carente situada na região central de Curitiba.

VAI PRO GOL
Dir. Felipe D’Andrea
22min
O filme mostra a vida particular e profissional dos jogadores federados do primeiro esporte genuinamente
brasileiro: o futebol de botão. Professores de filosofia, metaleiros e aposentados, todos dividem a mesma paixão e competem pelo mesmo troféu.

domingo (dia 13), às 20h

O PAI DO GOL
Dir. Luiz Ferraz
17min
Emoção pura. É o que os locutores de futebol do rádio nos passam. E nada melhor do que acompanharmos dentro da cabine do pai do gol, José Silvério, a transmissão de um clássico do futebol nacional.

REDELDES DO FUTEBOL
Dir. Gilles Perez e Gilles Rof
92 min
Quando o futebol se transforma socialmente consciente! Numa altura em que o negócio do futebol parece estar corrompendo a nossa relação com o desporto, o indomável Eric Cantona desperta consciências através dos caminhos de jogadores que se opuseram ao poder e tornaram-se figuras de resistência.
 

 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar