31.05.2013Cinemateca de Curitiba exibe mostra alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi estabelecido em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Para ressaltar a data, a Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco) coloca em cartaz a Mostra Cinema e Meio Ambiente, com sessões gratuitas nos dias 1º, 2, 4 e 5 de junho, sempre às 19h.

A programação reúne três filmes brasileiros sobre o tema. No filme Serras da Desordem, a grande tragédia que se abateu sobre a população indígena, durante o período da modernização conservadora, resulta em uma obra de puro cinema, mas sem ilusões. Na produção No Rio das Amazonas, as particularidades da ecologia da região amazônica são captadas com uma câmera extremamente gentil e delicada, mas nunca alienada. Completa o circuito, com a mesma delicadeza, o curta-metragem Cidadão Jatobá

Confira a agenda:

Dias 1º e 4 (sábado e terça-feira) – 19h – entrada franca
SERRAS DA DESORDEM (BR, 2006 – 135’ – documentário/ficção – digital – Direção: Andrea Tonacci) – Arapirú é um índio nômade que, após escapar do massacre de seu grupo familiar em 1978, perambula sozinho pelas serras do Brasil Central até ser capturado, dez anos depois, a dois mil quilômetros de distância do seu ponto de fuga/partida. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, torna-se manchete nacional e centro de polêmica criada por antropólogos e linguistas quanto à sua origem e identidade. Classificação: 10 anos.

Dias 2 e 5 (domingo e quarta-feira) – 19h – entrada franca
CIDADÃO JATOBÁ (BR, 1987 – 14’ – documentário – digital – Direção: Maria Luiza Aboim) – Um grupo de índios jovens de diferentes etnias do Parque Nacional do Xingu aprende a construir a tradicional canoa feita da casca do jatobá. Devido às limitações do parque, esse tipo de canoa de rápido feitio, que servia principalmente para a exploração das redondezas, deixou de ser usada e só os mais velhos da aldeia ainda sabem construí-la.
NO RIO DAS AMAZONAS (BR, 1995 – 76’ – documentário – digital – Direção: Ricardo Dias) – Uma viagem pela Amazônia, de Belém a Manaus. O filme tem a participação do naturalista Paulo Vanzolini e trata particularmente da ecologia da região, com ênfase no modo de vida das populações ribeirinhas do Baixo Amazonas. Classificação: livre.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar