10.10.2013Cinemateca apresenta restrospectiva dos filmes do cineasta japonês Mikio Naruse

Começa nesta segunda-feira (7), na Cinemateca de Curitiba, e prossegue até dia 16, a Retrospectiva Mikio Naruse, com a exibição dos principais filmes desse cineasta japonês. Serão apresentados 13 filmes, com projeção em 35mm e legendas eletrônicas em português, numa rara oportunidade de conhecer a obra de um dos mestres do cinema do Oriente.

Naruse iniciou sua carreira no início da década de 1930, última fase do cinema mudo. Dirigiu 89 filmes até 1967, quando se afastou da sua atividade por motivo de doença. Faleceu em 1969. O seu reconhecimento internacional como um dos grandes produtores do Japão, ao lado de Akira Kurosawa e Yasujiro Ozu, só veio quase dez anos após a sua morte.

Em seus trabalhos, o cineasta explorou críticas aos valores sociais típicos do Japão, enfatizando as questões femininas, tendo como resultados um estilo simples e melancólico e ao mesmo tempo com toques de humor. Tendo como cenários principais os interiores das casas das mulheres trabalhadoras, tinha como a sua marca principal a utilização de movimentos mínimos das câmeras associados aos efeitos dos contrastes de luzes e sombras para obter as expressões.

O ciclo de 13 filmes de Naruse será uma oportunidade única de vê-los numa sala de cinema. As cópias em 35mm foram enviadas de Tokyo pela Fundação Japão, para exibições em várias capitais do Brasil, tendo Curitiba como ponto de partida. A mostra tem entrada gratuita e a classificação etária para todos os filmes é de 14 anos.

Dia 7 – 18h:
TSURUHACHI TSURUJIRO |Tsuruhachi Tsurujiro (1938 – 89’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Kazuo Hasegawa, Isuzu Yamada, Kamatari Fujiwara.
Um dos poucos filmes históricos de Naruse, cuja ação se desenrola no início do século 20. É também uma história de amor, de encontros, discussões e reencontros entre as duas personagens que dão título ao filme. Ela toca shamisen e ele é cantor. Naruse afirmou que se sentiu particularmente à vontade ao realizar este filme: “Ía de encontro aos meus gostos”

20h:
QUANDO A MULHER SOBE A ESCADA | Onna ga kaidan wo agaru toki (1960 –111’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Keiko Hideko Takamine, Fujisaki Masayuki Mori, Junko (recepcionista de Keiko) Reiko Dan, Kamatsu (gerente do bar) Tatsuya Nakadai, Sekine Daisuke Kato.
Keiko, que ficou viúva quando seu marido morreu em um acidente de carro, é a senhora contratada de um bar no luxuoso bairro de casas noturnas Ginza. O dono do bar, reclamando da baixa nas vendas, insiste para que ela venda seu corpo para manter os clientes que mais gastam, mas Keiko se recusa, mesmo se isso significar perder clientes como Minobe, que estabeleceu Yuri, uma das antigas recepcionistas de Keiko, em seu próprio bar.

Dia 8 – 18h:
FAMÍLIA TRABALHANDO | Hataraku ikka (1939 – 65’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Musei Tokugawa, Noriko Honma, Akira Ubukata.
Definitivamente um dos tecnicamente mais maduros e impressionantes filmes iniciais de Naruse. É considerado o ponto de inflexão que determinou o estilo e tom do famoso diretor. Por este filme rápido, de 65 minutos, conhecemos a história de um pai desempregado, que depende de seus nove filhos para se sustentar.

20h:
NUVENS DE VERÃO | Iwashigumo (1958 – 135’ – cor – Scope – 35mm). De Mikio Naruse. Com Yae Chikage Awashima Okawa Isao Kimura, Wasuke (irmão de Yae) Ganjiro Nakamura, Tane (esposa) Nijiko Kiyokawa, Hatsuji (primeiro filho) Keiju Kobayashi, Shinji (segundo filho) Yoichi Tachikawa Junzo (terceiro filho) Kunio Otsuka.
Yae, que perdeu seu marido na guerra, administra uma pequena fazenda com sua sogra, enquanto cria seu único filho, Tadashi. Okawa, um repórter agrícola da filial local de um jornal de Tóquio a entrevista sobre as recentes reformas agrícolas e os dois se tornam grandes amigos. O irmão mais velho de Yae, Wasuke, um pai de 7 filhos, pede que os dois, Okawa e Yae, atuem como intermediários no arranjo do casamento de seu filho mais velho, Hatsuji. Eles visitam a noiva prometida, Michiko, e descobrem, por uma estranha coincidência, que sua mãe é a primeira esposa de Wasuke, que foi expulsa de casa pelo pai de Wasuke, ainda no início do casamento.

Dia 9 – 18h:
ATORES ITINERANTES | Tabi yakush (1940 -71’ – 35mm). De Mikio Naruse. Com Kamatari Fujiwara.
Divertida comédia sobre atores que interpretam as patas traseiras e dianteiras de um cavalo em uma peça de teatro e que sentem que sua arte é menosprezada. Quando o empresário que financia a peça decide substituí-los por um cavalo de verdade, a dupla decide vingar-se.

20h:
NUVENS FLUTUANTES | Ukigumo (1955 – 124’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Hideko Takamine, Masayuki Mori, Mariko Okada.
Nuvens Flutuantes, um dos filmes mais intensos e tristes de Naruse, conta a história de um amor e desamor, que se desenrolam ao longo de vários anos, com os encontros, desencontros e reencontros entre uma mulher e seu amante.

Dia 10 – 18h:
A CHEGADA DO OUTONO | Aki tachinu (1960 – 80’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Shigeko Fukaya Nobuko Otowa, Hideo (filho) Kenzaburo Osawa, Tsunekichi Yamada (tio) Kamatari Fujiwara,Sakae (esposa) Natsuko Kahara, Shotaro (filho) Yosuke Natsuki, Harue (irmã) Chisako Hara, Tomioka Daisuke Kato.
Uma viúva recente, Shigeko, vai à casa de seu irmão em Tóquio com seu filho, que estudava na sexta série, Hideo. Shigeko arranjou para que Hideo vivesse com seu irmão, que possui uma banca de legumes, enquanto ela trabalha na hospedagem MishimaInn próximo dali. Tendo crescido no campo, Hideo não está acostumado à cidade e prefere a companhia de seu bichinho de estimação, Riki, que um dia, por infelicidade, desaparece.

20h:
CORRENTEZA | Nagareru (1956 – 117’ – P&B – Padrão – 35mm) De Mikio Naruse. Com Rika Kinuyo Tanaka Tsutayakko Isuzu Yamada, Katsuyo (filha de Tsutayakko) Hideko Takamine, Nanako Mariko Okada, Someka Haruko Sugimura, Ohama Sumiko Kurishima
Realizado em 1956, ano em que a prostituição foi proibida no Japão, “Correnteza” explora o funcionamento interno de um mundo em mudança, onde gueixas tradicionais enfrentam a iminente queda de seu modo de vida e o fantasma da prostituição.

Dia 11 – 18h:
CHUVA REPENTINA | Shu-u (1956 – 92’ – P&B – Padrão – 35mm). De Mikio Naruse. Com Ryotaro Namiki Shuji Sano Fumiko (esposa) Setsuko Hara, Ayako (sobrinha) Kyoko Kagawa, Nenkichi Imasato Keiju Kobayashi Hinako (esposa) Akemi Negishi.
Fumiko está estagnada num relacionamento de quatro anos com Ryotaro. Eles vivem em uma área residencial de Tóquio. Ryotaro trabalha em uma empresa de cosméticos no centro da cidade que passa por dificuldades financeiras. Como suas vidas são monótonas, eles vivem de pirraça um com o outro. Fumiko o atormenta por ser tão insensível e está infeliz com sua situação. Eles são incapazes de concordar com alguma coisa ao fazer os planos. Até que Fumiko resolve experimentar outras coisas na vida.

20h:
NUVENS DISPERSAS | Midare Gumo (1967 – 108’ – Scope – P&B – 35mm). De Mikio Naruze. Com Yuzo Kayama, Yoko Tsukasa, Mitsuko Kusabue, Mitsuko Mori.
O casal na mesa perto da janela parece mais feliz do que qualquer outra pessoa no restaurante. Eda Hiroshi, que trabalha em um escritório do governo, foi promovido e sua esposa, Yumiko, está grávida. A felicidade do casal parece que irá durar para sempre, mas, na verdade, terminará no fim daquela tarde.

Dia 12 – 18h:

20h:
TORMENTO | Midareru (1964 – 98’ – P&B – Scope – 35mm). De Mikio Naruse. Com Hideko Takamine, Yuzo Kayama. Aiko Mimasu, Mitsuko Kusabue, Yumi Shirakawa.
Tendo ficado viúva durante a guerra após apenas 6 meses de casamento, Reiko quase reconstrói sozinha a loja de bebidas da família do marido, após ter sido bombardeada. Dezoito anos depois, porém, sua loja e outros pequenos negócios estão perdendo concorrência para um novo supermercado no final da rua. Como se isso não fosse suficiente, Reiko precisa se esquivar das cunhadas que desejam se livrar dela, casando-a, além de tomar conta do violento cunhado mais novo, Koji.

Dia 13 – 18h:
A VIDA DE CASADO | Meshi (1951 – 97’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Ken Uehara, Setsuko Hara, Yukiko Shimazaki, Yôko Sugi.
Baseado em romance inacabado de Fumiko Hayashi, relata o drama de um casal que se muda para um bairro humilde em Osaka, após o fim da Segunda Guerra Mundial. O amor vai aos poucos se confrontando com as dificuldades financeiras do casal. Cansada de sua rotina e descontente com a chegada de uma prima do marido, Michiyo abandona sua casa e volta para Tóquio, onde tenta iniciar uma nova vida.

Dia 14 – 18h:
MAMÃE | Okaasan (1952 – 98’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Kinuyo Tanaka, Kyôko Kagawa, Eiki Okada
A história de uma pobre e trabalhadora mãe com um marido doente, que se sacrifica para sustentar a família num subúrbio de Tóquio. Naruse apresenta um compassivo, resignado, e comovente exame da luta humana, perseverança e sacrifício. Sobrepondo a inocência e o otimismo da juventude com a austeridade da vida do Japão pós-guerra, Naruse reflete a gradual erosão da esperança em face da mudança e da incerteza.

Dia 15 – 18h:
ATORES ITINERANTES | Tabi yakusha (1940 -71’ – 16mm). De Mikio Naruse. Com Kamatari Fujiwara.

20h:
TSURUHACHI TSURUJIRO |Tsuruhachi Tsurujiro (1938 – 89’ – P&B – 16mm). De Mikio Naruse. Com Kazuo Hasegawa, Isuzu Yamada, Kamatari Fujiwara.

Dia 16 – 18h: