25.06.2014Cinemateca apresenta Ciclo de Cinema Equatoriano

Aproveitando a Copa do Mundo de Futebol, a Cinemateca de Curitiba apresenta, de 27 a 29 de junho, o Ciclo de Cinema Equatoriano. A equipe do Equador foi uma das que jogaram em Curitiba, disputando com o time de Honduras uma das vagas para as oitavas de final do campeonato.

A mostra é uma oportunidade para o público conhecer um pouco da cinematografia equatoriana. Serão exibidos quatro filmes premiados e reconhecidos internacionalmente, considerados as obras-primas das carreiras de seus diretores e emblemáticos cineastas.

Programação:

27 de junho, sexta-feira:
17h – Fora do Jogo
19h – A Tigresa

28 de junho, sábado:
19h – Ratazanas, Ratos e Ladrões

29 de junho, domingo:
17h – Dois para o caminho

Sinopse dos filmes:

FORA DO JOGO (Fuera de juego): (Equador, 2002 – 89 min).
Direção: Victor Arregui.
Juan é um jovem equatoriano de origem pobre que sonha em emigrar para escapar da asfixiante situação de seu país. Em busca do dinheiro necessário para tornar seu sonho realidade, termina envolvendo-se em crimes, impulsionado por seu desespero e pelos efeitos do colapso social, econômico e moral do país sobre sua família. Filmado integralmente em Quito, o filme recupera fragmentos da história recente do Equador e pretende ser, antes de tudo, uma contribuição importante para a memória coletiva dos equatorianos, segundo palavras do diretor.
Classificação: 18 anos

A TIGRESA (La Tigra): (Equador, 1990 – 80 min).
Direção: Camilo Luzuriaga. Com Lisette Cabrera e Aristides Vargas.
Uma história de amor, poder, magia e vingança que se desenvolve entre a fantasia e a realidade numa paisagem encantadora: o território povoado na literatura pelo realismo mágico (que o diretor Camilo Luzuriaga consegue recriar triunfalmente na tela). A Tigresa revive o mito da mulher como somente pode existir em uma cultura tropical e machista.
Classificação: 18 anos

RATAZANAS, RATOS E LADRÕES (Ratas, ratones e rateros): (Equador, 1999 – 107 min – drama).
Direção: Sebastián Cordero. Com Carlos Valencia e Marco Bustos.
O filme mostra um mundo de criminosos em uma capital latino-americana e faz uma reflexão sobre a perda da inocência, por meio da história de um jovem infrator. A trama segue a vida de Salvador, um pequeno ladrão de Quito, que está gravemente perturbado pela chegada de seu primo Angel, um ex-presidiário à procura de dinheiro rápido e de um esconderijo. Salvador está envolvido nos assuntos obscuros de seu primo, tentando escapar de um sufocante ambiente familiar. No entanto, arrastando toda a família, termina destruindo as poucas coisas que tinha sentido em sua vida.
Classificação: 18 anos

DOIS PARA O CAMINHO (Dos para el camino): (Equador, 1980 – 90 min).
Direção: Jaime Cuesta e Alfonso Naranjo. Com Ernesto Albán, Annie Rosenfeld e César Carmigniani.
Dois aventureiros viajam pelo Equador praticando travessuras que prometem risos do princípio ao fim. No caminho um deles encontra a mulher de seus sonhos e surge um final inesperado.
Classificação: 14 anos

Ciclo de Cinema Equatoriano
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Data: de 27 a 29 de Junho
Horário: Às 17h e às 19h.
Ingressos gratuitos.