26.09.2013Cinema local em destaque em festivais e canal por assinatura

A semana tem sido ótima para o cinema local. Nesta terça-feira (24), o filme A Que Deve a Honra da Ilustre Visita Este Simples Marquês?, dos cineastas paranaenses Rafael Urban e Terence Keller, ganhou três prêmios no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (um dos mais tradicionais do país): o troféu Candango de melhor direção, na competição de documentários em curta-metragem, o Prêmio da Crítica, atribuído e organizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e o Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-metragem. Saiba mais sobre o filme na entrevista com os cineastas para a edição de setembro do Guia Curitiba Apresenta.

Já o filme de terror Nervo Craniano Zero, dirigido por Paulo Biscaia Filho e viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba, estreou na última terça-feira (24) no Canal Space, de TV por assinatura, para toda a América Latina. O filme é uma adaptação de um espetáculo de teatro de mesmo nome escrito e dirigido por Biscaia. Os produtores estão fazendo uma campanha de crowdfunding para lançar um DVD do filme. Mais informações no endereço catarse.me/nervo.

Outros cineastas com destaque nacional esta semana são o baiano radicado em Curitiba Aly Muritiba e a catarinense Joana Nin, que também trabalhou na capital paranaense. Ambos tiveram trabalhos selecionados para a mostra competitiva Première Brasil, na categoria de documentários do Festival do Rio – Muritiba pelo longa A Gente e Nin pelo filme Cativas – Presas Pelo Coração. O evento começa nesta quinta-feira na capital fluminense.

Salete Machado Sirino, presidente da Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec-PR) e produtora de filmes como Curitiba Zero Grau e Conexão Brasil, também tem muito a comemorar. Na noite do último domingo (22 de setembro) o filme Carreras, dirigido por ela, recebeu o Prêmio de Melhor Filme de Longa de Ficção no X Festival de Cinema de Maringá, através dos votos do público. O trabalho, inspirado na lendária corrida Cascavel de Ouro, foi produzido pela Tigre Filmes (Talício Sirino e Salete Machado). Mais sobre o filme em www.carrerasofilme.com.br.