05.06.2017Cineclubes apresentam produções de Espanha e França

A Cinemateca de Curitiba tem sua sala reservada nesta semana para as sessões de cineclube promovidas pelo Centro Cultural da Espanha e pela Aliança Francesa. Dia 9 (sexta-feira), às 19h, será exibido o filme espanhol “Pecados antigos, longas sombras” – uma produção premiada, vencedora em 2015 de 10 prêmios Goya incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Interpretação Masculina e Melhor Atriz Revelação. No dia 10 (sábado), às 16h, estará em cartaz o filme francês “O demônio da Argélia”. Confira:

9 de junho (sexta-feira)
CINECLUBE DO CENTRO CULTURAL DA ESPANHA
PECADOS ANTIGOS, LONGAS SOMBRAS
(La Isla Mínima, 2015)
Em um pequeno povoado, que parece ter ficado no passado, duas adolescentes desaparecem durante uma festa. Juan (Javier Gutiérrez) e Pedro (Raúl Arévalo) são dois policiais de Madri enviados para a investigação. Por mais que sejam completamente diferentes ideologicamente, eles precisam superar tais desavenças durante o trabalho de resolução do caso.
Direção: Alberto Rodríguez
Elenco: Raúl Arévalo, Javier Gutiérrez, Nerea Barros, Antonio de la Torre, Jesús Castro, Mercedes León, Manolo Solo, Jesús Carroza, Cecilia Villanueva, Salva Reina, Juan Carlos Villanueva
Classificação: 14 anos

10 de junho (sábado)
CINECLUBE DA ALIANÇA FRANCESA
O DEMÔNIO DA ARGÉLIA
(Pépé le Moko, França, 1937, ficção, 93’)
Nos anos 30, na Argélia, o charmoso criminoso francês Pépé (Jean Gabin) está foragido da polícia. Depois de ter que ir embora de Paris, ele vive no Casbah, a parte árabe de Argel, e por lá se tornou um manda-chuva. Só que mesmo cheio dos poderes na cidade, ele sente falta de Paris, e quando Pépé conhece a bela turista francesa Gaby (Mireille Balin), sua vontade de voltar para a terra natal só aumenta. Ela é a personificação de todos os seus desejos. Só que em Paris ele não é nem um pouco bem-vindo, e mesmo tendo passado dois anos no Casbah, o momento em que ele tentar retornar a Paris, Pépé poderá ser pego pelo astuto detetive Slimane (Lucas Gridoux).
Direção : Julien Duvivier
Elenco: Jean Gabin, Mireille Balin, Line Nor
Classificação: livre

Local: Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)