04.01.2017 Cineclube da Cinemateca apresenta obra de Jacques Becker

O Cineclube da Cinemateca apresenta neste mês de janeiro filmes do diretor francês Jacques Becker (1906-1960). Até o final do mês serão exibidos quatro filmes do cineasta que fizeram sucesso na primeira metade do século 20. As sessões do Cineclube acontecem aos sábados, às 16h, com entrada gratuita.

Os filmes de Jacques Becker refletem o olhar sobre a França dos anos 40 e 50, abordando diferentes aspectos da sociedade francesa – a vida no campo, a alta costura, a classe média suburbana, a vida intelectual e o mundo dos espetáculos. São esses os temas desta seleção que será apresentada nas sessões do Cineclube. Confira:

7 de janeiro
ANTONIO E ANTONIETA
(Antoine et Antoinette, FRA, 1947, 88’)
Elenco: Roger Pigaut, Claire Maffei, Noël Roquevert, Gaston Modot, Made Siamé). Antoine e Antoinette se amam. Ele é operário de uma gráfica e ela vendedora numa loja de departamentos no Champs-Elysées. Levam uma vida regrada e feliz, feita de coisinhas insignificantes, de uma pitada de ciúme e de um punhado de sonhos. Essa tranqüilidade é ameaçada por um bilhete de loteria que some e finalmente reaparece.

14 de janeiro
VIVAMOS HOJE
(Édouard et Caroline, FRA, 1951, 88’)
Elenco: Daniel Gélin, Anne Vernon, Elina Labourdette, Jacques François, Betty Stockfeld). Jacques Becker fez uma trilogia sobre "dois corações é melhor do que um". “Edouard et Caroline”, que no Brasil recebeu o título de “Vivamos Hoje”, é o segundo filme desta trilogia. Edouard é um talentoso pianista pobre, que se casa com Caroline, da alta sociedade.

21 de janeiro
AMORES DE APACHE
(Casque d'or, FRA, 1952, 96’)
Elenco: Simone Signoret, Serge Reggiani, Claude Dauphin, Odette Barencey, Loleh Bellon. Namorada de um criminoso se apaixona por um carpinteiro, criando um arriscado triângulo amoroso. Primeiro grande papel da ultra-sensual Simone Signoret, num retrato do submundo parisiense de 1900.

28 de janeiro
OS AMANTES DE MONTPARNASSE
(Les Amants de Montparnasse, FRA, 1958, 104’)
Elenco: Gérard Philipe, Lilli Palmer, Lea Padovani, Gérard Séty, Lino Ventura, Anouk Aimée, Lila Kedrova. Biografia que retrata o último ano de vida do pintor italiano Modigliani. Na Paris de 1919, ele se apaixona por uma rica jovem, mas seu romance não é aceito pelos pais da garota.

Classificação: 14 anos para todos os filmes

Local: Cinemateca – R. Carlos Cavalcanti, 1174