11.04.2013Cineasta português Miguel Gomes ministra oficina de roteiro na Cinemateca

Dedicado à discussão do roteiro cinematográfico e com foco em realizadores ibero-americanos, o ciclo Ficção Viva II traz em abril mais um convidado internacional a Curitiba. Entre os dias 14 e 17, o português Miguel Gomes ministra na Cinemateca de Curitiba um workshop de roteiro e participa de bate-papo sobre seu terceiro longa-metragem, “Tabu”, que será exibido na capital paranaense antes de entrar no circuito comercial brasileiro.

O projeto Ficção Viva tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural e é realizado desde outubro do ano passado, com atividades previstas até agosto de 2013. Ao todo, seis cineastas ibero-americanos de diversos países passarão pelo ciclo.

Miguel Gomes nasceu em Lisboa em 1972, estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e atuou como crítico na imprensa portuguesa. Premiado por diversos curtas-metragens, realizou em 2004 seu primeiro longa, “A Cara que Mereces”, mas o sucesso veio com o longa seguinte, “Aquele Querido Mês de Agosto”, que estreou em 2008 na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. “Tabu”, seu filme mais recente, venceu o prêmio Alfred Bauer e o FIPRESCI no Festival de Berlim, em 2012, e teve seus direitos para exibição comercial vendidos em mais de 40 países. O longa foi apontado como um dos mais importantes do ano passado pelo jornal francês Le Monde e pelas revistas Cahiers du Cinéma, New Yorker e Sight & Sound.

Miguel Gomes é professor convidado do Studio National des Arts Contemporains Le Fresnoy, na França, para o ano letivo de 2012/2013. Recentemente, foram realizadas mostras retrospectivas de sua obra em Viena, Berlim, São Paulo, Turim e Nova York. Este ano o diretor presidirá o júri da Semana da Crítica no 66º Festival de Cannes.

Oficina e debate – Diferentemente das atividades anteriores, realizadas ao longo de dois dias, o workshop com Miguel Gomes terá quatro dias de duração e contará com a presença de seus corroteiristas, Mariana Ricardo e Telmo Churro. Cada participante irá escrever um pequeno filme seguindo o método utilizado na escrita do novo longa de Gomes, “As Mil e Uma Noites”, que cruza ficção e realidade. Além da oficina, no dia 13 de abril, às 20h, o trio luso participa de um debate após a exibição de “Tabu” no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A atividade é aberta ao público e tem distribuição de ingressos gratuitos uma hora antes da sessão.

Além do patrocínio do Programa Petrobras Cultural, Ficção Viva conta com a parceria do SESI-PR, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba. O projeto também tem o apoio cultural do restaurante Île de France, Cantina do Délio, Bella Banoffi, Aldeia do Beto, da Gazeta do Povo e da RPCTV.

Serviço
Ficção Viva II – O Roteiro Cinematográfico
Workshop com Miguel Gomes e seus corroteiristas:
De 14 a 17 de abril (domingo a quarta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco)
Exibição do filme “Tabu”, seguida de bate-papo com Miguel Gomes e seus corroteiristas, Mariana Ricardo e Telmo Churro
Dia 13 de abril (sábado), às 20h
Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico)
Entrada franca. Distribuição de ingressos 1 hora antes do evento.

Mais informações:
www.ficcaoviva.com
www.facebook.com/ficcaoviva
info@ficcaoviva.com
55 41 3324-3377

Contato:
Assessoria de comunicação:
Mariana Sanchez
imprensa@ficcaoviva.com
55 41 9961-5565

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Ficção Viva II

Compartilhe:

imprimir voltar