03.05.2022 Cine Passeio abre vagas extras para curso gratuito de animação japonesa

O Cine Passeio promove a partir do próximo sábado (7/5) o Curso de Animação Japonesa. Num primeiro momento, o curso teve todas as suas 200 vagas esgotadas, mas devido à alta demanda, a organização abriu mais 50. As inscrições são gratuitas e destinadas para estudantes de cinema, cultura japonesa, animação e interessados no geral.

As aulas acontecem nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio, das 15h às 17h, na Sala Virtual de Cursos do Cine Passeio. As inscrições são feitas pelo link: cinepasseio.org/acontecendo/evento/curso-online-japao-(re)animado:-introducao-%C3%A0-animacao-japonesa--por-raphael-cubakowic#.

O curso “Japão (re)Animado: Introdução à Animação Japonesa”, ministrado por Raphael Cubakowic, tem o intuito de oferecer aos alunos uma oportunidade de pensar a história da animação japonesa de maneira cronológica, mas não engessada, baseada nos livros e pesquisas mais recentes sobre o assunto. As aulas tratam de um panorama geral sobre animação japonesa, para que os alunos encontrem os seus pontos de interesse.

A trajetória histórica é dividida em momentos, separados entre as quatro aulas:

A primeira aula trata do período clássico do cinema, do ponto de vista da animação japonesa – o surgimento, nos anos 1910, até o filme “A Lenda da Serpente Branca”, de 1958. Esse primeiro intervalo possui inovações técnicas que impactam o visual, a forma dos filmes e sua estética;

A segunda aula aborda o período moderno, aquele que advém após mudanças de produção, distribuição e exibição significativas no meio cinematográfico ao redor do globo. O curso passa a trabalhar também com a televisão como suporte para as animações, onde o “anime” aparece pela primeira vez. É um momento de profundas transformações estéticas que trazem resultados variados.

A terceira aula faz uma parada na chamada “Era do Vídeo”, que vai do fim dos anos 1970 até o começo dos anos 1990, quando o consumo caseiro de VHS abre um novo mercado. É também um momento importante para a formação dos fan clubes, de lojas especializadas, e de uma grande popularidade da animação em si, com produções sobre os horrores da Bomba Atômica (os Hibakusha-eiga) como “Gen, Pés Descalços” e “Túmulo dos Vagalumes”.

A quarta aula trata do período digital, que vai dos anos 1980 até os dias atuais. Aqui encontram-se vários dos realizadores importantes para o cenário cinematográfico contemporâneo de animação japonesa, como a Naoka Yamada, Mamoru Hosoda e Makoto Shinkai. É um momento que confirma em definitivo a animação como uma potência cultural e comercial japonesa frente ao resto do mundo.

“Durante o curso o aluno pode pensar a animação de forma mais plural, ou seja, sua estética e temas, mas também diferentes formas de produção, de distribuição e exibição impactam o que e como elas são feitas. Além disso, é possível pensar a como diferentes realizadores discutiram o país em si, sua relação com o ocidente, essas misturas e dinâmicas culturais, e então expandir seus interesses e paixão pela animação japonesa”, afirma Raphael.

Serviço
CURSO ONLINE – JAPÃO (RE)ANIMADO: INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO JAPONESA, POR RAPHAEL CUBAKOWIC
07, 14, 21 e 28 de maio, das 15h às 17h
Sala Virtual Cine Passeio