30.07.2019Cine Guarani exibe mostra de filmes sobre inclusão

O grupo de discussão “Conversas sobre Cinema Brasileiro” exibe nesta quarta-feira (31), às 19h, no Cine Guarani, uma mostra de quatro curtas-metragens que tratam do tema da inclusão. Os filmes abordam as dificuldades e o preconceito enfrentados pelas mulheres negras e por pessoas com deficiência. O evento é organizado pelo Laboratório de Cinema e Educação LabEducine da UNESPAR e Projeto Cinema Educa do Programa Universidade Sem Fronteiras.

Confira as sinopses dos curtas:

Kbela – (BR, 2018, ficção, 22’, Livre) – Direção: Yasmin Tainá
Sinopse: Representatividade, empoderamento, autoestima e reconhecimento são disputas em que o KBELA se insere, onde o desafio é, a partir da criação de novas narrativas sobre a mulher negra, garantir alguma visibilidade que possa interferir e, quem sabe, alterar efetivamente a realidade.

Era um garoto que como eu gostava dos Beatles e dos Rolling Stones - (BR, documentário, 25’, Livre) – Direção: Rosana Cacciatore Silveira Sinopse: Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones é um documentário sobre inclusão. Três jovens com deficiência, um deles com paralisia cerebral e outros dois autistas, encontram na música uma forma de expressão e interação social. Gabriel, Eduardo e Felipe curtem rock e, com a ajuda de um músico terapeuta e dois psicólogos, criam uma banda: Os Goiabeiras. O documentário mostra essa experiência musical, e, em especial, seu o caráter inclusivo.

Nada (BR, 2017, ficção, 28’) – Direção: Gabriel Martins
Sinopse: Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e com ele, o ENEM. A escola e os pais de Bia estão pressionando para que ela decida em qual curso vai se inscrever. Bia não quer fazer nada.

Mulheres Negras – Projetos de Mundo (BR, documentário, 26’) – Direção: Day Rodrigues
Sinopse: Nove mulheres, muitas vozes do presente, sem perder as referências do passado. Através de vivências e reflexões, o documentário levanta questões e instiga em poéticas as minúcias do que é ser mulher negra no Brasil.

Data: 31/7 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3430 – Portão)
Entrada Franca