19.06.2013Ciclo de palestras na UFPR abre espaço para a literatura

As discussões sobre as grandes obras literárias extrapolam o meio acadêmico e conquistam públicos diversos: essa é a proposta do ciclo de palestras Poiésis – Aventuras Literárias, idealizado e organizado por estudantes dos cursos de Letras Português e Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR, com início marcado para este sábado (22). Para participar, basta apresentar um documento de identidade e fazer a inscrição gratuita na secretaria do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas – Delin, localizada na sala 1.117 do 11º andar do prédio Dom Pedro I da Reitoria da UFPR. 

Serão três módulos – As Grandes Narrativas, O Romance e A Poesia – a serem desenvolvidos até 2015. O primeiro módulo acontece de 22 de junho a 14 de dezembro, sempre aos sábados, das 14h às 18h, no anfiteatro do 11º andar do prédio Dom Pedro I da Reitoria da UFPR, aberto a todos os interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a arte da literatura. Os participantes que tiverem 90% de frequência receberão certificado de atividade formativa e concorrerão ao sorteio das obras que foram tema de cada palestra.

A paixão pela literatura foi o que motivou o grupo a organizar palestras gratuitas, ministradas por professores da UFPR. “A ideia é que qualquer pessoa possa conhecer melhor o universo literário e a maneira como o meio acadêmico lida com essa arte, sem a necessidade de prestar vestibular ou frequentar um curso”, explica Murilo Coelho, estudante de Letras Português e um dos integrantes do projeto que conta com a coordenação do professor Benito Rodriguez. “Queremos transpor o espaço e os conteúdos de sala de aula, permitindo que as pessoas usufruam de atividades especializadas em literatura”, enfatiza Murilo, que atua como mediador de leitura na Casa da Leitura Miguel de Cervantes (Praça da Espanha), uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba.

Participação – Não é por acaso que o ciclo de palestras acontece aos sábados. A escolha se explica por dar opção a quem trabalha durante a semana de participar da ação. A iniciativa soma-se às importantes atividades ligadas à literatura desenvolvidas em Curitiba, inserindo a UFPR nesse esforço de disseminar o gosto pela leitura. Essa também é uma das prioridades da Fundação Cultural de Curitiba, responsável pelo programa Curitiba Lê, que oferta cursos, oficinas literárias, laboratórios de leitura, rodas de leitura e sessões de contação de histórias. As 16 Casas da Leitura espalhadas pela cidade, a Estação da Leitura no Terminal do Pinheirinho, o Bondinho da Leitura (Rua das Flores) e as Tubotecas (bibliotecas instaladas nas estações-tubo) são espaços que abrem novos horizontes para a formação das pessoas por meio da literatura.

Para descortinar aos participantes do Poiésis – Aventuras Literárias a relevância cultural das obras literárias para a percepção da vida, o módulo As Grandes Narrativas oferece uma caminhada pelos grandes clássicos da literatura ocidental. Os Lusíadas, Fausto, Odisseia, Metamorfoses, Ilíada, Canção de Rolando, A Divina Comédia, Tragédias de Shakespeare, Teogonia e Bíblia terão ressaltados o valor estético, a perenidade histórica, os desdobramentos durante a história da humanidade e a importância que há na continuidade da leitura das referidas obras na contemporaneidade.
“Sabemos que para tornar o Brasil um país com um maior número de leitores não basta ter diversas bibliotecas e um imenso e notório acervo. Precisamos de ações contínuas, que mobilizem as pessoas rumo às bibliotecas, que forneçam à comunidade um painel de referências estimulantes e que esclareçam a população sobre as características inerentes à leitura, ato que nos permite uma forma única de ver e sentir o mundo”, diz Murilo ao reiterar a importância do ciclo de palestras.

Continuidade – A segunda fase – O Romance – em 2014, tem na programação Satiricon, Dom Quixote, Tristam Shandy, Os Sofrimentos do Jovem Werther, Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, O Vermelho e o Negro, Ilusões Perdidas, Moby Dick, Madame Bovary, Crime e Castigo, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Germinal, Guerra e Paz, Em Busca do Tempo Perdido, O Castelo, Ulisses, Grande Sertão Veredas, O Homem sem Qualidades e Trilogia do Pós-Guerra (Molloy, Malone Morre e O Inominável).
Na terceira e última etapa – A Poesia –, que acontecerá em 2015, serão abordados Safo, Virgílio, Catulo, Horácio, Os Trovadores, Friedrich Holderlin, Novalis, William Blake, William Wordsworth, Samuel Taylor Coleridge, Edgar Alan Poe, Charles Baudelaire, Álvares de Azevedo, Arthur Rimbaud, Isidore Ducasse de Lautréamont, Mallarmé, Antônio Nobre, Camilo Pessanha, Augusto dos Anjos, Cruz e Sousa, Fernando Pessoa, T. S. Eliot, Rainer Maria Rilke, William Butler Yeats, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto e Paulo Leminski.

Serviço:
Ciclo de palestras Poiésis – Aventuras Literárias.
1º Módulo – As Grandes Narrativas – de 22 de junho a 14 de dezembro de 2013, com encontros sempre aos sábados, das 14h às 18, no anfiteatro do 11º andar do prédio Dom Pedro I da Reitoria da UFPR (Rua General Carneiro, 460 – Centro).
Inscrições gratuitas, na Secretaria do DLLCV (Delin), na sala 1.117 do 11º andar do prédio Dom Pedro I da Reitoria da UFPR (Rua General Carneiro, 460 – Centro).
Os participantes com 90% de frequência receberão certificado de atividade formativa e concorrerão ao sorteio das obras que foram tema de cada palestra.
Informações: poiesisaventurasliterarias@gmail.com

Programação do primeiro módulo – As Grandes Narrativas:
- 22 de Junho: Os Lusíadas, com Marcelo Sandmann.
- 13 de Julho: Fausto, com Paulo Soethe.
- 27 de Julho: Odisseia, com Roosevelt da Rocha.
- 31 de Agosto: Metamorfoses.
- 14 de Setembro: Ilíada, com Bernardo Brandão.
- 21 de Setembro: Canção de Rolando, com João Arthur.
- 28 de Setembro: A Divina Comédia, com Ernani Fritoli.
- 19 de Outubro: Tragédias de Shakespeare, com Liana Leão.
- 9 de Novembro: Teogonia, com Roosevelt da Rocha.
- 14 de Dezembro: Bíblia, com Bernardo Brandão.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar