05.08.2019Casas da Leitura têm programação sobre mistérios e lendas

Para o mês em que se comemora o folclore brasileiro (22/8) e seus personagens – como Curupira, Mula-sem-cabeça e Saci-Pererê – as Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba prepararam uma programação especial com histórias de mistério. As atividades começam nesta terça-feira (6/8), na Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania Fazendinha, com a roda de leitura para crianças Histórias Indígenas de Arrepiar.

Indicada para crianças a partir de 10 anos, a atividade foi pensada para estudantes dos dois períodos. Quem vai à escola à tarde poderá participar da roda de leitura da manhã, às 9h30. Já quem estuda de manhã, poderá ir à tarde (às 14h30). A entrada é franca.

A Roda de Leitura celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/8) e também coincide com a decisão do órgão das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) de instituir 2019 como Ano Internacional das Línguas Indígenas. Valendo-se desse contexto, o mediador de leitura Thiago Correa selecionou histórias de medo e assombração que prometem encantar a criançada.

Enquanto isso, também nesta terça-feira (6/8), na Casa da Leitura Marcos Prado, no Alto Boqueirão, o Clubinho da Leitura formado por crianças a partir de 8 anos viaja na leitura de As Bruxas, de Roald Dahl. As reuniões do grupo acontecem sempre neste dia da semana e as próximas estão programadas para os dias 13, 20 e 27 de agosto.

Também durante todo o mês de agosto, tem Expositor Temático Infantojuvenil Histórias de Arrepiar Debaixo das Cobertas, nas Casas da Leitura Augusto Stresser, no parque São Lourenço, e Dario Vellozo, na Rua da Cidadania do Boa Vista. A leitura local ou empréstimos de títulos de mistério podem ser feitos pela manhã e à tarde, no horário de funcionamento das unidades (das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30).

Um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o Saci-Pererê será o personagem principal das histórias que a mediadora Ana Vaz contará no próximo dia 20/8 (terça-feira), a partir das 14h, na Casa da Leitura Osman Lins, no Capão Raso. A atividade é aberta para crianças de todas as idades.

Endereços
Casa da Leitura Jamil Snege – R. Carlos Klemtz, 1.694-1.698 – Fazendinha
Casa da Leitura Marcos Prado – R. Pastor Antônio Pólito, 2.200 – Alto Boqueirão
Casa da Leitura Augusto Stresser – R. Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço
Casa da Leitura Dario Vellozo – Av. Paraná, 3.600 – Lj. 45 / 44 – Bacacheri
Casa da Leitura Osman Lins – Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar