21.11.2014Casa da Leitura Manoel Carlos Karam completa 8 anos com programação especial

Nesta sexta-feira, dia 21 de novembro, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam completa 8 anos. Inaugurada em 2006, no lugar do antigo Centro Cultural Maria Fumaça, passou a homenagear o autor Manoel Carlos Karam a partir de 2008 e, em 2010, tornou-se um dos espaços da Fundação Cultural de Curitiba que compõe o programa de incentivo à leitura e formação de leitores “Curitiba Lê”.

Só em 2014, mais de cinco mil pessoas já foram atendidas pelas atividades agendadas pela casa, no próprio espaço e também nas instituições da regional de Santa Felicidade. Com o passar dos anos, a Casa tornou-se um espaço tradicional no desenvolvimento de atividades direcionadas ao público infantil.

Na semana do dia 24 a 28 de novembro, será comemorado o aniversário da Casa da Leitura com uma programação especial, sobretudo para as crianças, incluindo-se rodas de leitura em texto verbal e em imagens e contações de história.

Investimento

Em junho de 2013, o espaço passou por uma série de benfeitorias e recebeu um investimento total de R$ 50 mil, sendo R$ 40 mil provenientes da Companhia Itambé e R$ 10 mil decorrentes de investimentos da própria Fundação Cultural de Curitiba. Entre as principais benfeitorias realizadas no espaço estão a reforma, impermeabilização e pintura das paredes internas, pintura das fachadas, muros e cercas, revisão das instalações hidrossanitárias, troca das calhas recuperação estrutural e impermeabilização das marquises, manutenção das grades, revisão elétrica, troca de portas, revisão do telhado e jardinagem.

Cultura e lazer

Atualmente, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam conta com aproximadamente 4,5 mil volumes para empréstimo, além de fornecer cadeiras e espreguiçadeiras para quem deseja emprestar um livro para ler no parque. Outras atividades de incentivo ao hábito de ler estão presentes nas Casas da Leitura, entre elas as oficinas literárias, as rodas de leitura, as sessões de contação de histórias e os ciclos de leitura, que mostram os livros como fonte de lazer e reflexão. A ideia é preparar agentes multiplicadores, como os professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte-educadores e voluntários, além de ações com estudantes e a comunidade.

O homenageado

Manoel Carlos Karam (1947 – 2007) era catarinense, mas vivia desde a sua juventude em Curitiba. Cursou jornalismo na Universidade Católica do Paraná, publicou sete romances e escreveu 20 peças teatrais. Em 1995, com a obra Cebola, ganhou o prêmio Cruz e Souza de Literatura. Como jornalista, trabalhou em televisão, jornais e na Prefeitura de Curitiba. Também atuou em campanhas políticas.

Seu primeiro livro publicado foi Fontes Murmurantes (1985). Depois vieram O impostor no baile de máscaras (1992), Cebola (1997), Comendo bolacha maria no dia de são nunca (1999), Pescoço ladeado por parafusos (2001), Encrenca (2002), Sujeito oculto (2004) e Jornal da guerra contra os taedos (2008).

24 DE NOVEMBRO (SEG)
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – FAZ DE CONTA QUE