27.05.2021Capela Santa Maria recebe recital barroco de violino e cravo

Neste domingo (30/5), às 20h, será apresentado o Recital Barroco de violino e cravo, com direção musical do violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Emmanuele Baldini. A atração é uma parceria com o festival Mia Cara Curitiba e será transmitida gratuitamente nas redes sociais do festival (links abaixo).

Além de Baldini, também participa da apresentação inédita o músico Fernando Cordella, um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Nesta parceria, os dois instrumentistas oferecem um panorama musical do barroco italiano, interpretando obras de três importantes compositores do período: Giuseppe Tartini, Domenico Scarlatti e Tomaso Antonio Vitali.

Segundo o spalla, este é um programa extremamente prazeroso para ser apreciado nesta edição on-line do Mia Cara 2021. O recital terá início com uma das pequenas Sonatas que Tartini escreveu para violino solo.

“Trata-se de algo inédito para aquela época, revelando o gênio de Tartini, que conseguiu explorar nestas pequenas sonatas todas as possibilidades expressivas e retóricas no violino”, explica Baldini.

A apresentação segue com uma visionária Sonata de Domenico Scarlatti para cravo, bastante difundida no repertório de todos os cravistas e de quase todos os pianistas contemporâneos. Em seguida, violino e cravo se juntam para duas obras icônicas do período barroco. Uma cuja autoria de Vitali está até hoje em dúvida, uma obra maravilhosamente completa e emocionante. A outra, de Tartini, envolve muitos mistérios e, segundo o violinista, é uma obra desafiadora até os dias de hoje.

Serviço: Recital Barroco de Violino e Cravo
Direção musical e violino de Emmanuele Baldini e o cravista Fernando Cordella