30.09.2014 Capela Santa Maria recebe o talento da Orquestra Suzuki

O mês de outubro, dedicado às crianças, começa com um programa especial, a cargo da Orquestra Suzuki Curitiba, que se apresenta neste sábado (4), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. O concerto “Crianças para Crianças” reúne músicas de filmes infantis clássicos de Walt Disney, como Cinderela, A Bela e a Fera, Pinochio, Branca de Neve, Mary Poppins, A Noviça Rebelde, entre outros, além de obras de compositores eruditos, como o Concerto para Violino em Mi Maior, de J. S. Bach (1685 – 1750), e músicas do folclore internacional.

Mantida pela Associação da Educação do Talento Musical do Paraná (AETMP), a Orquestra Suzuki Curitiba é formada por crianças e jovens instrumentistas, alunos de violino, viola e violoncelo, mais os professores da entidade. O grupo domina um repertório com diversos estilos musicais e acumula apresentações em importantes espaços culturais da cidade e de outros estados, entre eles Santa Catarina e São Paulo, tendo participado da XII Convenção Mundial do Método Suzuki em Dublin (Irlanda), quando foi eleito o melhor grupo de música de câmara.

Com 35 anos de experiência, a AETMP iniciou seus trabalhos com a violinista e professora Hildegard Soboll Martins, pioneira do Método Suzuki no Paraná, e tem continuidade com as violinistas Edna Ritzmann Savytzky, Vanessa Savytzky Schiavon e Simone Ritzmann Savytzky, que também responde pela direção artística da entidade, à frente de um quadro de professores altamente qualificados. Criado pelo violinista japonês Shinichi Suzuki, pouco depois da Segunda Guerra Mundial, o método baseia-se nos fundamentos da transmissão da língua materna. De acordo com Suzuki, toda criança nasce com um enorme potencial, que deve ser aproveitado desde cedo. O aprendizado da língua materna acontece pela constante repetição e, da mesma forma, é possível desenvolver a linguagem musical por meio dos instrumentos e alcançar expressivo aperfeiçoamento técnico.

A AETMP tem uma dinâmica diferente das escolas de música tradicionais. Sem sede própria, os alunos recebem aulas individuais nas residências dos professores. As atividades em conjunto, como aulas coletivas, ensaios e concertos, são realizadas em espaços diversos, quando há um maior entrosamento, com benefício ao desenvolvimento musical. Os alunos podem iniciar o aprendizado dos instrumentos em torno dos três anos de idade, mas também crianças mais velhas, jovens e adultos têm a possibilidade de aprender por esse método.

Serviço:
Concerto "Crianças para Crianças" com a Orquestra Suzuki Curitiba.
Data e horário: dia 4 de outubro de 2014 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Ingressos: R$ 5 mais um livro infantil para doação.
Para saber mais: www.orquestrasuzukicuritiba.com
Contato para a Imprensa: Vanessa Savytzky Schiavon (41) 8861-2574