28.09.2011Capela Santa Maria promove concertos especiais para crianças

Uma série de concertos voltada ao público infantil faz parte do programa "Criança na Plateia", que a Fundação Cultural de Curitiba promove em três finais de semana, no mês de outubro. Os concertos são abertos ao público, sendo que algumas sessões são dirigidas a crianças atendidas por projetos sociais da Prefeitura e que poucas vezes têm acesso a esse tipo de programação. O programa tem início na próxima sexta-feira (30), às 20h, com a Camerata Antiqua de Curitiba, que preparou um repertório didático para a criançada.

A Camerata apresenta o espetáculo "A Máquina do Tempo", sob a regência da maestrina paulista Beatriz De Luca. Com o objetivo de atrair a atenção das crianças, o espetáculo está envolto num cenário de circo, no qual a maestrina contracena com o ator Ivan Moraes, que faz o papel de um montador de orquestras. O personagem é um inventor de engenhocas, entre elas uma máquina do tempo e um "circo de pulgas". Das pulgas, os espectadores só escutam as vozes, representadas pelos sons dos instrumentos musicais.

"Com esse espetáculo, as crianças adquirem conhecimentos e o gosto pela música erudita de forma lúdica e de uma maneira mais adequada à idade", diz a regente, que tem realizado concertos para crianças, com orquestras sinfônicas e formato semelhante, em teatros de São Paulo. A versão de Curitiba foi elaborada levando em conta uma orquestra de câmara, como é o caso da Camerata.

Para o espetáculo foram selecionadas obras de fácil assimilação. "O repertório também tem que ser adequado. Apresentamos músicas que elas certamente já ouviram em algum outro momento", explica Beatriz. A maestrina cita como exemplo a obra "Carmina Burana", bastante popular e utilizada com frequência em peças publicitárias. "Não é por acaso que elas são tão conhecidas. É que são absolutamente geniais. A iniciação musical, então, pode se dar com obras como essas, de grande qualidade", afirma. Outro exemplo é o tema do filme "Piratas do Caribe", criado por Hans Zimmer, um compositor erudito alemão que compõe música para cinema. Zimmer é mundialmente conhecido pelos temas que criou também para os filmes Rain Man, O Último Samurai, Gladiador, O Código da Vinci, Missão Impossível 2 e Madagascar.

De acordo com Beatriz De Luca, os adultos também se divertem. "Os pais acabam interagindo, assim como as crianças. É um espetáculo para as famílias", garante. Para a maestrina, o trabalho didático mostra que "ir a um concerto de música erudita pode ser muito legal".

Brasileirinho - O Brasileirinho também participa do Criança na Plateia, com o show "Brasileirinho no Morro", às 15h de domingo (2). O coro formado por crianças e adolescentes, sob a direção de Milton Karam e Helena Bel, apresenta obras de compositores como Cartola, Geraldo Pereira, Adoniram Barbosa, Tom e Vinícius de Moraes.

O grupo, que está completando 18 anos, trabalha essencialmente com a canção brasileira, unindo canto e interpretação cênica em espetáculos diversificados e enredos criativos. "Brasileirinho no Morro" é mais uma das criações voltadas a divulgar os ritmos, estilos e gêneros da MPB. As crianças do Brasileirinho já encantaram plateias, em Curitiba e outras cidades brasileiras, com shows memoráveis, entre eles, Álbum de família (1995), A cara do Brasil (2000), Quem não se comunica se trumbica (2004), Passarim (2006), Adonirandi (2007) e Eu sou mais brasileirinho (2008).

Nos dias 8 e 9 de outubro, o programa Criança na Plateia terá como atração a Orquestra Suzuki, formada por pequenos e jovens instrumentistas, alunos de violino, viola e violoncelo. Nos dias 15 e 16, haverá apresentações do coral infanto-juvenil Papo Coral.

Programa Criança na Plateia

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural - R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

Apresentações abertas ao público:

Espetáculo "A máquina do tempo", com a Camerata Antiqua de Curitiba

Sexta-feira (30), às 20h, e sábado (1º), às 18h30

Ingressos: um brinquedo novo ou um livro de literatura infanto-juvenil

Apresentações dirigidas às crianças atendidas pela Fundação de Assistência Social (FAS), pelo programa Comunidade Escola e pelos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba:

Espetáculo "A máquina do tempo", com a Camerata Antiqua de Curitiba

Sábado (1º), às 15h