10.03.2016Capela Santa Maria inaugura tour virtual pelo Google Street View

A Capela Santa Maria Espaço Cultural é o primeiro equipamento da Fundação Cultural de Curitiba a ter imagens de seu interior incluído no Google Street View. O serviço permite um passeio virtual em 360º pelo local, que é administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). As imagens foram captadas em março e passam por dois andares do prédio, bem como pelo pátio interno.

"Estas novas ferramentas são essenciais para que os espaços culturais possam se conectar com o público de hoje", diz o presidente do ICAC, Marino Junior. "O mundo inteiro pode visitar virtualmente a Capela, o que irá despertar o interesse para uma visita presencial ou para assistir a um concerto. A Capela está de portas abertas. Entre e fique à vontade".

Entre as ações para atrair mais público para a Capela está a diversificação da programação, antes mais atrelada à programação da Camerata Antiqua de Curitiba. Nos últimos meses, além dos concertos do grupo, o local recebeu eventos como o TEDx e o Pecha Kucha, teve seu pátio ocupado por uma feira gastronômica durante a 34ª Oficina de Música de Curitiba.

O palco também recebeu o projeto Ao Vivo na Capela, que gravou interpretações intimistas de 17 artistas e bandas curitibanos. Os clipes estão sendo divulgados semanalmente pelo Facebook da FCC (facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba) e ficarão disponíveis no canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/fcccuritiba/videos).

História

A Capela Santa Maria foi inaugurada em 15 de outubro de 1939, como parte do conjunto de edificações que compunha as antigas instalações do Colégio Santa Maria, que funcionou no local por quase 60 anos. Propriedade do município desde 1998, a construção foi inserida no programa de Recuperação dos Espaços Culturais e revitalização da região central da cidade.

A restauração e adaptação, finalizadas em 2008, fizeram surgir uma sala de concertos com 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais e no primeiro balcão. Há lugares reservados para portadores de necessidades especiais, além de elevador e rampa de acesso que atendem aos portadores de deficiências físicas.

As janelas das salas de ensaio receberam vidros especiais para amenizar os ruídos externos e melhorar a qualidade acústica, garantindo condições adequadas para os encontros da Camerata Antiqua e de outros importantes grupos musicais que formam a programação do espaço.

As obras e a nova ocupação da Capela Santa Maria, inaugurada em janeiro de 2008, durante a Oficina de Música de Curitiba, são um marco na preservação da memória e no registro histórico do patrimônio da cidade.

Faça o passeio pela Capela no Google Street View: goo.gl/maps/ZQZrfue4Yv62

Fonte: FCC