06.05.2016Campanha da SMELJ arrecada quase 3 mil livros para Casas da Leitura e Tubotecas

A Fundação Cultural de Curitiba recebeu na tarde desta sexta-feira (06), na Casa da Leitura Nair de Macedo, no bairro Guabirotuba, os livros arrecadados para as Casas de Leitura e Tubotecas através da campanha promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. A ação realizada durante o mês de abril arrecadou 2.945 livros doados pelos atletas e paratletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, nas Casas de Leitura e Centros de Esporte da SMELJ. Entre as publicações estavam obras literárias de diversos autores como Monteiro Lobato, Ariano Suassuna, Gabriel García Márquez, Ziraldo Alves Pinto, entre outros.

Para Patricia Wohlke, que representou a Coordenação de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba na entrega dos livros, a ideia da ação que ocorre pela segunda vez era arrecadar principalmente obras infantis e infanto-juvenis. “Campanhas assim são muito importantes e sempre bem-vindas, é uma forma dos atletas contribuirem com os espaços de leitura e com a renovação dos acervos”, lembrou Patrícia.

Segundo Antonio C. de Medeiros Junior, diretor do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da SMELJ, o calendário da Lei de Incentivo ao Esporte permite várias ações como a Campanha do Livro Solidário. “A contribuição para o município é uma oportunidade dos atletas exercerem esse dever de contrapartida social, um retorno em relação à oportunidade que eles tiveram com o recurso recebido”, afirma.

A campanha do livro solidário teve início em 2013, com doações para bibliotecas de presídios, no ano seguinte a parceria foi novamente para as Casas de Leitura e Tubotecas, dando sequência com os Portais do Futuro.

A escolha da Casa de Leitura Nair de Macedo para a entrega das doações, aconteceu pela importante mobilização que os atletas da Regional Cajuru tiveram na ação. “A SMELJ fez uma campanha de doação através dos núcleos regionais de esporte e lazer, sendo a Regional Cajuru a que mais arrecadou livros. Hoje eles receberam um certificado como o núcleo regional mais solidário que fez adesão a essa campanha”, destaca o diretor.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC