30.11.2011Campanha da Gibicon ganha Prêmio Colunistas 2011

O Prêmio Colunistas Propaganda Paraná 2011 em mídia impressa na área de Cultura e Educação foi para a campanha da Gibicon Nº0 - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba - realizada pela Fundação Cultural de Curitiba entre os dias 15 e 17 de julho deste ano em Curitiba. Na campanha "Gibicon Nº0 - Nosso inverno com mais quadrinhos" Batman e Homem Aranha foram apresentados enfrentando o frio curitibano. Para isso, em vez das finas malhas utilizadas pelos super-heróis, vestiam roupas de inverno, jaqueta e blusa de lã.

"A grande sacada dessa campanha foi mesclar a imagem do super-herói com a de uma pessoa comum. O público viu os ícones fantasiados. O herói, na verdade, está dentro de todo mundo", comenta José Aguiar, coordenador e curador do evento, juntamente com Fabrizio Andriani.

O diretor de criação da agência Master Comunicação, responsável pela campanha para a Fundação Cultural de Curitiba, Victor Afonso, é um consumidor de quadrinhos. "As histórias me fizeram, primeiro, gostar de ler e depois de escrever. Tenho uma pilha lá em casa. Devo um pouco da minha carreira aos quadrinhos. Quando se gosta do tema, fica mais fácil criar. A maioria do pessoal que participou da criação também é fã de quadrinhos, cinema e literatura", diz Victor.

A campanha, espalhada pela cidade em cartazes, mobiliários urbanos e impressa em anúncios para revistas e para o Guia Curitiba Apresenta, publicação da Fundação Cultural de Curitiba, teve papel importante na divulgação do evento, que foi comparado ao Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, o maior festival de quadrinhos da Europa, realizado anualmente desde 1974 em Angoulême, na França. "A cidade toda se vestiu de Gibicon. A cidade transpirou quadrinhos. O evento teve um alcance maior do que o imaginado. Surpreendeu tantos os participantes de fora quanto os daqui", afirma José Aguiar.