16.11.2011Camerata faz apresentação em hospitais de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba faz, nesta e na próxima semana, três apresentações em hospitais de Curitiba, dentro do programa Música pela Vida. Todos os anos, o grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba desenvolve esse projeto de ação social voluntária, levando música e entretenimento às pessoas internadas em hospitais, asilos, orfanatos, educandários, presídios e outras instituições assistenciais. Os concertos acontecem nesta quinta-feira (17), às 9h30, no Hospital de Clínicas, sexta-feira (18), às 10h, no Hospital Pequeno Príncipe, e segunda-feira (21), às 10h, no Hospital Erasto Gaertner.

No Hospital de Clínicas, o coro e a orquestra da Camerata estarão sob a regência do maestro Winston Ramalho, apresentando um repertório que inclui a Sinfonia nº 9, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e O Messias, de George Frideric Handel (1685-1759). A obra “Nabuco”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), a Sinfonia nº 13 de Felix Mendelssonhn (1809-1847) e o tema do filme Piratas do Caribe, de Hans Zimmer (1957), completam o programa preparado para os pacientes do HC.

Winston Ramalho também dirige o concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, formada pelos instrumentistas da Camerata, apresenta para as crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe. O repertório foi escolhido para agradar o público infantil: a Serenata para Cordas, de Vasily Kalinnikov (1866-1901), a Sinfonia Simples, de Benjamin Britten (1913-1976) e um dos movimentos da Sinfonia nº 13, de Felix Mendelssohn.

Os internos do Hospital Erasto Gaertner receberão, na segunda-feira (21), o Coro da Camerata, sob a regência de Helma Haller. O coro interpreta canções variadas, do repertório erudito e popular. São composições de Orlando di Lasso (1532-1594), Gabriel Fauré (1845-1924) e Ernst Mahle (1929), uma canção do repertório negro spiritual, uma do folclore tcheco e duas do folclore brasileiro (Ema Sariema e Forrobodó da Saparia).

Serviço:

Música pela Vida