16.08.2017Camerata Antiqua de Curitiba recebe alunos de música do Instituto de Cegos

No último sábado, (12) um grupo de 30 alunos de música do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) esteve na apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, que compõem a Camerata Antiqua de Curitiba, na Capela Santa Maria. O evento foi uma homenagem aos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda. Ao fim do espetáculo, os alunos puderam ainda interagir com os instrumentos e aprender sobre suas peculiaridades com os músicos da Orquestra.

A ação tem o intuito de democratizar ainda mais o acesso à música erudita. E é resultado da parceria entre Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura com entidades não governamentais e da sociedade civil para a viabilização de concertos gratuitos.

O professor de música do IPC, Luís Amorim, defende que o contato com a Orquestra vai além da apreciação musical, sendo também importante para a prática durante as aulas. “Nesse bimestre estamos estudando teoria musical, e ouvir esse conhecimento sendo aplicado na prática estimula os alunos a continuarem o estudo”, avalia o professor.

“A gente só ouve o instrumento e não sabe como ele é. Hoje conseguimos tocar nos instrumentos, materializá-los e agora vamos conseguir imaginar”, explica o aluno Daniel Marlon Massaneto. O músico da Orquestra, Alexandre Razera, se surpreendeu com a audição do público selecionado. “Eles têm uma audição mais aguçada, vieram me perguntar informações sobre a música de quem já tem um treino no ouvido para ouvir detalhes da obra”, afirmou o violista.

O diretor presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior, comentou a proposta de ampliar o acesso aos concertos da Camerata. “Começamos esse semestre com uma conversa mais sólida com os grupos menos favorecidos da sociedade, tem o concerto nas igrejas, música pela vida nos hospitais, os ensembles que esse ano passaram a ser gratuitos e agora, com os agendamentos de grupos queremos aumentar o contato”, conclui Marino.

Grupos com interesse em participar dos concertos devem entrar em contato com a coordenação de projetos especiais pelo email: msquiba@fcc.curitiba.pr.gov.br.