08.04.2022Camerata Antiqua de Curitiba divulga agenda com mais de 50 concertos

Entrar no teatro, desligar o celular e por cerca de uma hora não prestar atenção em mais nada, a não ser na música e no virtuosismo dos artistas no palco. Esse ritual pouco realizado nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19 está prestes a voltar. Com mais de 50 apresentações presenciais até o fim do ano, a Camerata Antiqua de Curitiba lança a temporada 2022 de concertos. Acesse: https://bit.ly/3xrFpw7

O grupo com 48 anos de fundação vai se apresentar em datas comemorativas, receber maestros e músicos de referência convidados, participar de festivais e oferecer concertos socioculturais

Divididos em apresentações do Coro da Camerata, da Orquestra de Câmara ou do grupo na íntegra, os concertos trazem convidados para engrandecer a agenda. Pela primeira vez à frente do grupo estão maestros e diretores musicais como Giuseppe Gibboni (Itália), Iara Fricke Matte (RS/MG), Celso Antunes (Brasil/Alemanha) e a volta de nomes expressivos na cena, como Carlos Alberto Figueiredo (RJ) e Ricardo Kanji (SP).

A abertura da agenda anual será na Semana Santa, nos dias 15 e 16 de abril, com a execução da Paixão Segundo São João, de Johann Sebastian Bach, sob a regência de Abel Rocha, tendo como o narrador evangelista o ator Tiago da Luz.
Programação anual

A programação segue com o tributo a Johannes Brahms, em abril, pela Orquestra de Câmara, e o tradicional concerto do Coro da Camerata em homenagem ao Dia das Mães, em maio. No festival da cultura italiana Mia Cara Curitiba, também em maio, a Orquestra de Câmara enaltece compositores da Itália, como Antonio Vivaldi e Niccòlo Paganini.

Em junho, a Camerata vai comemorar os 70 anos da coroação da Rainha Elizabeth II com o concerto Let it be or not to be, sob a regência de Mara Campos e participação do diretor cênico Edson Bueno e um elenco de atores convidados. Canções dos Beatles se unem a Shakespeare e madrigais ingleses para um espetáculo grandioso.

Dois marcos importantes da história nacional têm lugar reservado na programação: em agosto, o Centenário da Semana de Arte Moderna (1922-2022) será lembrado em dois concertos da Orquestra de Câmara com o maestro Luís Gustavo Petri, e em setembro o Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022) é tema do espetáculo da Camerata com o maestro Ricardo Kanji como convidado.

Outra efeméride ainda lembrada pela Orquestra de Câmara são os 90 anos do compositor de trilhas cinematográficas John Williams, em setembro. Músicas de cinema terão a regência de Mateus Brandão.

Encerrando o roteiro de destaque das grandes obras e atendendo ao calendário litúrgico, em outubro será realizado pela Camerata o concerto de Requiem de J. Michael Haydn, sob a regência de Tobias Volkmann, e em dezembro, anunciando as festividades natalinas, o maestro Celso Antunes, pela primeira vez à frente do grupo, regerá o Magnificat de Bach.
Concertos sociais

Há 20 anos, a Camerata Antiqua de Curitiba lançava um programa que se tornou imprescindível em sua temporada, o Concertos nas Igrejas. Nessa temporada, dez concertos com grandes obras e diferentes maestros percorrerá as regionais de Curitiba.

O tradicional espetáculo infantil, realizado em outubro, está de volta com O Diário Musical de uma Bailarina, sob direção musical e cênica de Mara Campos e Maurício Vogue e com elenco de atores convidados. As apresentações serão para a rede municipal de ensino.

Para crianças também haverá o programa Música pela Vida, que neste ano acontece no Teatro da Vila, na CIC. Sob a regência de Mara Campos, a Camerata Antiqua apresenta e explica ao público jovem o que são e como atuam um coro e uma orquestra de cordas, reunindo a música de concerto, do cinema e do teatro.
Serviço: abertura da temporada 2022 da Camerata Antiqua

PAIXÃO SEGUNDO SÃO JOÃO DE BACH

Datas e locais
Dia 15 de abril, 19h30 – Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Entrada grátis