12.04.2022Camerata Antiqua celebra Semana Santa na abertura da temporada 2022

A Paixão Segundo São João, de Johann Sebastian Bach, é a obra escolhida para abrir a temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba. A obra fala dos momentos finais de Cristo e será apresentada em dois concertos nesta Semana Santa, sob a regência de Abel Rocha, com a narração do evangelista em português.

Acompanhe a programação da temporada 2022 da Camerata

O primeiro concerto será na Sexta-feira da Paixão (15/4), no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, e terá transmissão ao vivo pela TV Evangelizar. No Sábado de Aleluia (16/4), a apresentação será na Capela Santa Maria Espaço Cultural e é preciso adquirir ingresso pelo site minhaentrada.com.br.

Com a participação de 46 músicos, seis solistas e o coro e orquestra da Camerata, o grupo executará uma versão resumida da composição original do texto que representa os capítulos 18 e 19 do Evangelho de João da Bíblia Luterana.

“A Paixão é um momento de transformação, significa sair da tristeza e sentir esperança. Isso pode ser lido de diversas formas, mas a Camerata sempre esteve envolvida nesses momentos através da música, para mostrar às pessoas a importância da arte ao externar essas transformações da alma”, comentou o maestro.

Os capítulos contam os momentos finais de Cristo, com o ator Tiago Luz, narrando em português exatamente o texto contido na bíblia. Os cantos serão em alemão para intensificar as partes de maior contemplação da história e com legendas no telão.

Este formato de execução da obra é referência do mastro Roberto de Regina, idealizador e regente emérito da Camerata. “A proposta é que a Paixão possa ser assistida como execução artística e sonora, mas também fazer com que as pessoas acompanhem essa história, para que o número musical faça mais sentido”, disse Abel Rocha.

Os solistas convidados têm carreira internacional. Marcelo Dias interpretará Jesus e Cláudio de Biaggi fará Pilatos. O papel do evangelista será feito cenicamente pelo ator Tiago Luz. Entre os solistas estão ainda a soprano Ornella de Lucca (Brasil/Áustria), o contratenor Paulo Mestre e o tenor Sidney Gomes.

Temporada 2022
Com mais de 50 apresentações presenciais até o fim do ano, a Camerata Antiqua de Curitiba lança a temporada 2022 de concertos. O grupo com 48 anos de fundação vai se apresentar em datas comemorativas, receber maestros e músicos de referência convidados, participar de festivais e oferecer concertos socioculturais.

Divididos em apresentações do Coro da Camerata, da Orquestra de Câmara ou do grupo na íntegra, os concertos trazem convidados para engrandecer a agenda. Pela primeira vez à frente do grupo estão maestros e diretores musicais como Giuseppe Gibboni (Itália), Iara Fricke Matte (RS/MG), Celso Antunes (Brasil/Alemanha) e a volta de nomes expressivos na cena, como Carlos Alberto Figueiredo (RJ) e Ricardo Kanji (SP).
Serviço: Camerata Antíqua – Paixão Segundo São João de Bach

Regência – Abel Rocha (SP)
Jesus (baixo) – Marcelo Dias (MS/PR)
Evangelista Narrador (Ator) – Tiago Luz (PR)