01.10.2018Camerata Antiqua apresenta concerto didático para alunos de escolas municipais

Nesta semana começa o programa Alimentando com Música da Camerata Antiqua de Curitiba. Serão duas apresentações diárias para crianças de escolas públicas municipais, associações e integrantes do Projeto MusicaR, de musicalização, atingindo cerca de 1.800 curitibinhas e 43 instituições.

Os concertos didáticos, estruturados de forma cênica e educativa, acontecem na Capela Santa Maria de terça-feira (2/10) a sexta (5/10), para os estudantes. No sábado (6/6)  a sessão de é aberta a todos os interessados, com ingressos a R$ 30 e R$15 (meia-entrada) e entrada franca para crianças até 12 anos (horários abaixo).

Além de possibilitar às crianças o conhecimento e o funcionamento de uma orquestra, o programa Alimentando com Música desperta nos jovens estudantes a curiosidade a respeito do repertório apresentado e os aproxima do vasto e rico universo musical.

A atração desta edição é Joaquim e a Escola Imaginária da Música, sob o comando da maestrina Mara Campos, que responde pela direção artística e regência do espetáculo.

Joaquim e a Escola Imaginária da Música reúne as seguintes obras: Primavera das Quatro Estações, de Antonio Vivaldi (1678 – 1741); É uma Partida de Futebol, da banda Skank; Mundo da Criança, de Toquinho; Catira do Passarinho, de Celso Pan e Jacqueline Baumgratz; Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu; Réquiem para a Infância, de Fabrício da Rocha e Pedro Fonseca; Sabiá lá na Gaiola, de Carmélia Alves Curvello; Corujinha e O Pato, de Vinicius de Moraes; Les Chants Des Oiseaux, de Cléments Janequin (1485 – 1558); e Passaredo, de Chico Buarque de Holanda.

“Com o Alimentando com Música, a Camerata Antiqua reafirma o compromisso sociocultural, tendo como meta cativar novas plateias, além de despertar possíveis dons e aptidões”, diz a coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade, ressaltando, ainda, que a programação é para todas as idades.

Os concertos didáticos, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, têm parceria do programa Linhas do Conhecimento e da Gerência de Educação e Cultura do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação.

Os convidados
Joaquim e a Escola Imaginária da Música conta com importantes convidados. O elenco é composto pelos atores paranaenses Renet Lyon (Joaquim) e Giovana de Liz (passarinha Marina).

A dramaturgia e a cenografia estão a cargo do paulista Rhenan Queiroz, que atua na pesquisa e síntese de projetos nas áreas das artes cênicas e plásticas. O dramaturgo, cenógrafo, ator e cantor Maurício Vogue, que trabalhou com os principais diretores do teatro nacional, é responsável pela direção cênica.

O espetáculo tem arranjos musicais de Marco Aurélio Koentopp.

Alimentando com Música com a Camerata Antiqua de Curitiba

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$30 e meia-entrada a R$15. Gratuito para crianças até 12 anos.

Concertos para as escolas da rede municipal:
Terça (2/10) e quinta-feira (4/10), às 9h30 e às 10h30
Quarta (3/10) e sexta-feira (5/10), às 14h30 e às 15h30

Concerto para todos os públicos:
Sábado (6/10), às 18h30