27.06.2016Camerata Antiqua apresenta composições paranaenses no Festival Penalva

A Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta no VI Festival Penalva & V Mostra de Música Paranaense, nos dias 1º e 2 de julho, na Capela Santa Maria, sob a regência de Mara Campos. O Festival que ocorre de 26 de junho a 2 de julho em vários espaços da cidade, celebra a obra do Padre Penalva e traz ao conhecimento do público obras de compositores paranaenses, envolvendo um século e meio de música.

A composição de destaque no Programa é Ágape II’ de Padre Penalva (1924 – 2002). Ágape II é a Missa n. 8 de Penalva. Em um de seus manuscritos o Padre explica sobre a obra: “Ao assinar lembrei-me de Hebreus: ‘Cristo ontem, hoje e para sempre’ e descobri no trabalho sinais dessa permanência de Cristo: no grego bíblico, o ontem; no latim internacional e no português, o hoje; nas brumas finais, o futuro – sem dúvida, para nós apenas uma névoa onde, entretanto, almejamos não falte a paz”.

Outras obras de paranaenses também serão executadas, como ‘Missa Breve em ritmos brasileiros’ de Henrique de Curitiba (1934 – 2008) e Frutares de Ronaldo Miranda (1948) com textos de Hamilton Faria, composição comissionada especialmente para a Camerata Antiqua de Curitiba. Finaliza o concerto, a obra vencedora do III Concurso Nacional de Composição Música Hoje de Eduardo Frigatti, “Campina de Vidro” (2015).

Festival
Essa sexta edição do evento, realizada de 26 de junho a 2 de julho, lembra o compositor e regente José Penalva com programação musical em vários estilos.
Neste ano, o Pe. José Penalva (1924-2002), um dos mais importantes compositores brasileiros da segunda metade do século XX, completaria 92 anos. Além de compositor, foi regente, sacerdote, professor, teólogo, musicólogo e escritor. Como forma de homenagear sua obra e sua memória, foi criado o festival que leva seu nome.
A programação é composta por shows, concertos, mesas-redondas, missa cantada e uma exposição do acervo do artista, que nos deixou expressivo legado de composições que vão da música de câmara e peças solísticas até obras orquestrais e corais.

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA – VI FESTIVAL PENALVA & V MOSTRA DE MÚSICA PARANAENSE
Regência Mara Campos
Datas e horários: sexta-feira, 01 de julho, às 20h