21.02.2020Brincadeiras e desfiles nas duas noites do Carnaval de rua

Personagens de histórias em quadrinhos, heróis e vilões das telas de cinema abrirão o Carnaval de Curitiba, no sábado (22/2), na Rua Marechal Deodoro. Eles vão formar os seis blocos do 1º Carnaval Nerd de Rua de Curitiba e terminar a brincadeira na Praça Zacarias. Com apoio da Prefeitura, o desfile acontecerá entre 14h e 14h30.

A festa dos nerds vai durar meia hora na "avenida do samba" mas a brincadeira começa antes, na Praça Santos Andrade. É lá que eles se encontrarão para o esquenta, a partir das 11h. No local se organizarão os blocos dos super-heróis, cosplayers, gamers e personagens dos filmes Star Wars e Harry Potter e de desenhos animados japoneses (anime).

A partir das 15h, a Marechal Deodoro será das crianças. O Baile Infantil Curitibinha começa às 15h e vai até as 17h, com muito samba, marchinhas e brincadeiras. Para participar, a recomendação é usar roupas ou fantasias confortáveis e não esquecer de tomar água.

Duas noites de samba

A partir das 18h desfilam três blocos (Afoxé, Unidos de Judá e Rancho das Flores) e as cinco escolas do grupo especial (Embaixadores da Alegria, Imperatriz da Liberdade, Enamorados do Samba, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul). A previsão é de que o último desfile termine por volta de 1h50 de domingo (23/2).

A programação carnavalesca do domingo propriamente dito começa às 13h, na Boca Maldita, com a largada da Zombie Walk – a já tradicional marcha dos zumbis, em que os participantes capricham nas maquiagens assustadoras e divertidas. O evento termina às 18h, na Praça Santos Andrade.

O corso de veículos antigos, especiais e fora de série do Elas Clube – que percorreu as ruas centrais e do Batel no último sábado (15/2) abre a segunda noite de desfiles dos blocos. Ocupados por motoristas e passageiros fantasiados, os carros entram na Marechal Deodoro às 18h.

A seguir virão os blocos Pretinhosidade, Doce Cachaça, Boêmios e Madames, Fogosa e Púrpura. Encerram a noite as três escolas do grupo de acesso (Unidos de Pinhais, Internautas e Leões da Mocidade). A última a desfilar deve deixar a avenida em torno de 0h30.

Bem-estar e segurança

Para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões, a Prefeitura está caprichando na oferta de pontos para compra de comida e bebida e também de banheiros. Serão 16 barracas para venda de alimentos. Já os banheiros serão 113 comuns e 10 para pessoas com deficiência ao longo da Marechal Deodoro, entre as ruas Tibagi e Marechal Floriano Peixoto.

Na Praça Santos Andrade haverá mais 50 banheiros comuns e 5 para pessoas com deficiência e, na Boca Maldita, 20 comuns e dois especiais.

Para o caso de alguém precisar de cuidados de emergência, estarão nas ruas cinco ambulâncias, distribuídas entre a Marechal e demais pontos de desfiles. Elas permanecerão nestes locais durante todo o período de eventos.

O serviço de assistência médica foi especialmente contratado pela Fundação Cultural, a fim de preservar a frota do sistema móvel de urgência e emergência do município para o atendimento de rotina.
O esquema de Carnaval oficial também terá suporte da Guarda Municipal e da Polícia Militar.