25.08.2011Bosque do Papa promove festa polonesa neste domingo

Neste domingo (28), a partir das 11h, o Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) sedia a comemoração de Nossa Senhora de Monte Claro Czestochowa, padroeira da Polônia. A tradicional festa da comunidade polonesa, em Curitiba, conta com quermesse de produtos típicos, apresentações de grupos folclóricos, solenidades religiosas e exposição de relíquias e fotos. A entrada é franca.

A festividade no Bosque do Papa lembra a presença da imagem de Nossa Senhora Czestochowa em Jasna Góra (Monte Claro), na Polônia. A santa foi coroada rainha daquele país em 1656, em Lwow, pelo rei João Casemiro. Séculos depois, a imagem recebeu duas coroas em ouro, uma para a Virgem e outra para o Menino Jesus, das mãos do Papa Pio X, que chefiou a Igreja Católica de 1903 a 1914. Para relembrar a data, a comunidade reúne-se em uma grande festa, que conta com apresentações de grupos folclóricos.

A homenagem à “Rainha da Polônia” também inclui a solene introdução da imagem de Nossa Senhora no palco do evento, com cânticos de louvor a cargo do Coral João Paulo II e procissão de velas. Neste domingo, uma das atrações da festa polonesa é a exposição de relíquias e fotos do Mosteiro de Jasna Góra.

Outros destaques são o almoço polonês, às 12h, e a quermesse que toma conta do Bosque do Papa, com barracas vendendo produtos típicos da culinária polonesa, entre eles pierogi, broas, crem, rolady, linguiças, carnes assadas, defumadas e recheadas. Delícias doces como makowiek, marzki e os rocamboles também estarão à venda.

 

Serviço:

Festa de Nossa Senhora Czestochowa, padroeira da Polônia

Atrações: almoço polonês, quermesse de produtos típicos, solenidades religiosas, danças folclóricas e exposição de relíquias e fotografias do Mosteiro de Jasna Gora

Data e horário: dia 28 de agosto de 2011 (domingo), a partir das 11h, com atrações até às 18h.

Local: Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa – Rua Mateus Leme)

Entrada franca

 

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar