18.01.2011Banda Sinfônica da Oficina de Música surpreendeu no Canal da Música

Um grupo heterogêneo, mas com uma coisa em comum: o gosto pela música. Assim é formada a Banda Sinfônica da 29ª Oficina de Musica de Curitiba, regida pelo maestro Dario Sotelo. Ao todo, cerca de cem alunos, selecionados por meio de audição realizada no início do evento, integraram o grupo que teve apenas uma semana para ensaiar. “Esse concerto é muito especial, pois mostra a essência dos trabalhos desenvolvidos na Oficina. Esse talvez tenha sido o ano em que tivemos a maior diversidade de pessoas, com diferentes formações, culturas e idades, mas todos usaram 100% de suas habilidades”, disse o maestro.

Importantes nomes do cenário musical também participaram. Como regente convidado, Matthew George, que dirige o Departamento de Música da Universidade de St. Thomas (Minnesota – EUA) e atuou como diretor artístico dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O saxofonista Leo Gandelmann, um dos mais influentes músicos do Brasil e o tubista Eliezer Rodrigues, da Orquestra Sinfônica Brasileira e Petrobras Sinfônica, foram os solistas do show. A apresentação contou ainda com a harpista escocesa Jennifer Campbell e com o Quinteto de Sopros do Algarve (Portugal).

Pela primeira vez na Oficina, o saxofonista Leo Gandelmann contou que essa foi uma grande oportunidade de conhecer os alunos de perto e poder transmitir sua experiência de forma mais profunda, entendendo os interesses e habilidades de cada um. “Trabalhei com 30 pessoas, de diversos lugares como Rondônia, Montevidéu, Buenos Aires, entre outros. Mesmo com tantas diferenças, a música é capaz de unificar o grupo”.

O tubista Eliezer Rodrigues, que está na Oficina pela terceira vez, disse que a experiência é sempre muito boa. “Encontramos alunos com vontade de aprender. Ensinamos as técnicas básicas e, depois, o trabalho em conjunto. Em apenas uma semana, o resultado é surpreendente”.

Na plateia, muitos pais orgulhosos. A professora de música, Cintia Bender, que também é regente na Secretaria de Cultura de Pinhais (PR), se emocionou ao ver ao filho Hadler Magaiver, de 12 anos, tocando trompete com a Banda Sinfônica. “É impressionante ver a dedicação dos alunos e o resultado conquistado em tão pouco tempo”.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.

Mais informações:

www.oficinademusica.org.br