29.07.2019 Banda Lyra celebra 37 anos com tributo a Pixinguinha na Capela

Conhecida por animar eventos da administração municipal, a Banda Lyra Curitibana está completando 37 anos de carreira. Para celebrar, o grupo musical fará um concerto aberto ao público nesta quarta-feira (31/7), às 20h, na Capela Santa Maria. Os interessados devem comparecer ao local um pouco antes do início do espetáculo.

A apresentação terá no repertório 11 composições do músico brasileiro Pixinguinha – autor do célebre chorinho Carinhoso – e a participação de dois músicos convidados: os irmãos Éverson Moraes (trombone) e Aquiles Moraes (trompete), do Rio de Janeiro.

“Os dois pesquisam o gênero musical e adaptaram os arranjos para a nossa banda”, conta o presidente do grupo, Egon Diego Bispo da Silva.

Trompetista, Silva é filho do ex-integrante da Banda Lyra Orestes Bispo da Silva, que tocava o mesmo instrumento.

Utilidade Pública

A Banda Lyra surgiu em 1º de junho de 1982 e foi declarada de utilidade pública em 20/4/1990. Desde sua formação, é composta por 18 músicos – cada um dedicado a um instrumento. Diferente do início da carreira, quando era formada predominantemente por militares aposentados como o pai de Silva, atualmente ela conta com músicos civis.

Além de fazerem suas apresentações de rotina, há cerca de 15 dias os músicos ensaiam para a apresentação de aniversário. No programa estão Lamentos, O Gato e O Canário e Carinhoso, ao lado de outras criações de Pixinguinha – e o Hino de Curitiba, que não pode faltar nos eventos oficiais.

A apresentação deve durar cerca de 60 minutos, fora o tempo destinado ao “bis”. Segundo Egon Silva, o público também costuma pedir músicas como New York, New York e sucessos do cantor Roberto Carlos.

Serviço:
Concerto de aniversário da Banda Lyra
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Data e horário: 31/7 (quarta-feira), às 20h