11.01.2017Banco de dados integra acervos da Fundação Cultural e da Secretaria da Cultura

A integração dos acervos de todos os museus e das bibliotecas da Fundação Cultural (FCC) e da Secretaria de Estado da Cultura em um único banco de dados (Pergamun) é um projeto que começou em 2012. O trabalho é uma parceria dos dois órgãos com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Agora, os colaboradores dessas instituições estão sendo treinados para a utilização da ferramenta. Já estão na rede os municípios de São José dos Pinhais e Curitiba. O material pode ser acessado pelo site www.memoria.pr.gov.br.

Para o presidente da FCC, Maurício Appel, a instituição tem como objetivo propor ações que estimulem, promovam e preservem a memória e a produção artística de Curitiba e que esse projeto visa à democratização e o acesso à cultura. “O projeto irá fomentar o fortalecimento dos museus para que eles desempenhem suas funções básicas: preservar, pesquisar e apresentar seus acervos”, diz Appel.

Já a diretora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da FCC e coordenadora do projeto, Karina Muniz Vianna, diz que o projeto é pioneiro e tem por objetivo trabalhar os acervos dos museus. Ela fala que atualmente já são 180 mil registros na rede. “O acervo on-line é de grande importância para a fundação, pois vai atender todas as unidades e a ideia e a ampliação desse serviço”, finaliza Karina.