28.03.2013 Bairros de Curitiba terão encenações da Paixão de Cristo

Praças e espaços comunitários dos bairros de Curitiba abrigam nesta Sexta-Feira Santa (29) oito espetáculos que revivem a Paixão de Cristo. As encenações acontecem no Uberaba, Bairro Novo, Abranches, Pinheirinho, Xaxim, São Braz e Santa Quitéria. No Pinheirinho, haverá espetáculo em dois locais. Os grupos teatrais foram selecionados por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba e receberam apoio financeiro para as montagens, dentro da proposta de valorizar as tradições populares.

Um dos espetáculos mais tradicionais é o do Grupo Lanteri, que há 35 anos encena “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”. Desde 1991 o espetáculo ocupava a Pedreira Paulo Leminski, que este ano está em reformas. Por essa razão, a superprodução, que envolve perto de 1.200 pessoas, entre atores e figurantes, será apresentada desta vez no Bio Parque, no bairro Uberaba, às 19h. O ingresso consiste na doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será distribuído a instituições assistenciais.

A montagem do Lanteri apresenta de forma dinâmica as principais passagens da vida de Jesus Cristo. Entre as cenas retratadas estão o batismo, o sermão da montanha, a cura do cego, a ressurreição de Lázaro, o apedrejamento da mulher adúltera, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a Santa Ceia, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo, despertando a emoção da plateia. Para dar vida às cenas, o Grupo Lanteri espalha som e luz pelos diferentes palcos, além de acrescentar vários efeitos especiais.

Outros espetáculos também constam há alguns anos na programação da Semana Santa, em Curitiba. A Equipe Teatral Arte e Vida, que se apresenta na Rua da Cidadania Bairro Novo, é um grupo amador que reúne mais de 200 componentes, entre atores, figurantes e técnicos. Foi criado em 2002, resultado da união entre os membros de grupos de jovens da Igreja Católica e o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. O espetáculo tem 34 cenas, que mostram desde o batismo até a Crucificação e Ressurreição de Cristo, com figurinos e cenários criados pelos próprios componentes do grupo. A montagem ocupa três palcos principais, com a utilização de som e iluminação profissionais.

A Associação Cultural Êxodus, que responde pela apresentação no Bairro Abranches, reúne 300 integrantes, entre atores e técnicos. Tem cenários e figurinos confeccionados pelos próprios componentes do grupo. A encenação empresta às cenas bíblicas grande realismo e todos os anos também atrai milhares de espectadores.

Além desses grupos, mais cinco produções preparam-se para emocionar o público na Sexta-feira Santa. Duas delas acontecem no Pinheirinho – a do grupo de Jovens Mãe Maria, da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, e a montagem da comunidade do Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração. O Grupo Lemuel, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, faz apresentação no Bairro São Braz. No Bairro Santa Quitéria, a atração fica por conta do Grupo JUC – Obras de Assistência Dom Orione; e no Xaxim, a Paixão de Cristo será encenada pelo Grupo de Teatro Amor em Cena, da Paróquia São Francisco de Assis.

Encenações da Paixão de Cristo
Data: 29 de março de 2013 (Sexta-Feira Santa)

Locais e horários:

Uberaba (Bio Parque – Av. Senador Salgado Filho, 7.636) – às 19h, apresentação de “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” pelo Grupo Lanteri. Ingresso: doação de um quilo de alimento não perecível. Contato com o grupo: (41) 3039-0617 e (41) 9935-8698

Bairro Novo (Rua da Cidadania Bairro Novo – R. Tijucas do Sul, 1.700) – às 20h, espetáculo da Equipe Teatral Arte e Vida. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 9615-2689

Abranches (Palco montado na Praça Acir Macedo Guimarães – R. Carmelina Cavassim, s/n) – às 20h, espetáculo da Associação Cultural Êxodus. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3354-3475 e (41) 8802-2922

Pinheirinho (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos – R. João Malta de Albuquerque Maranhão, 341) – às 18h, espetáculo do Grupo de Jovens Mãe Maria. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3154-1984 e (41) 9935-7050

Pinheirinho (Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração – R. Nicola Pellanda, 545) – às 19h. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3349-4364 e (41) 9971-8060

Xaxim (Paróquia São Francisco de Assis – R. Francisco Derosso, 715) – às 20h, espetáculo do Grupo de Teatro Amor em Cena. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3206-3783 e (41) 8835-2268

São Braz (Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho – R. Carmela Tosato, 11) – às 20h, apresentação do Grupo Lemuel. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3072-1000 e (41) 8864-7690

Santa Quitéria (Estádio Maurício Fruet – R. Brasílio Ovídio da Costa, 1830) – às 20h, apresentação do Grupo JUC – Obras de Assistência Social Dom Orione. Entrada franca. Contato com o grupo: (41) 3345-6855 e (41) 8463-6332

Saiba mais: