26.06.2018Ateliê de Escultura realiza primeira queima de cerâmicas em forno de alta temperatura

Na tarde desta terça-feira (26/06), a equipe do Ateliê de Escultura de Curitiba e artistas colaboradores realizaram a primeira queima no seu mais novo forno para cerâmicas em alta temperatura. Ao todo, 13 artistas estão participando do processo de produção das peças. Em menção ao dia de São João, celebrado no último domingo (24/06), o acendimento recebeu o nome de Queima de São João.

O forno deverá ficar ligado até quarta-feira (27/06). Já na quinta (28) e na sexta (29) o forno ficará esfriando. Artistas e toda a comunidade podem acompanhar o processo de queima das peças, bem como conhecer e entender o funcionamento do Centro de Criatividade e quais atividades são realizadas no local.
No sábado (30), o forno será aberto às 10h da manhã para a retirada das peças. Interessados em comprar os itens, poderão adquiri-los diretamente com os artistas no local.

O forno
A estrutura é o maior forno para queima de cerâmicas em alta temperatura do Sul do País e também um dos maiores do Brasil. Inaugurado em fevereiro, o forno foi construído por professores e especialistas em cerâmica da Universidade Estadual de Montana (EUA), utilizando a tecnologia mais inovadora existente em todo o mundo. A instalação do forno foi um dos legados da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba e foi feita em parceria com a Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. A Universidade Estadual de Montana patrocinou todo o material necessário, bem como os custos dos técnicos e especialistas dos Estados Unidos envolvidos na execução da obra.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar