09.03.2010Artistas contemporâneos no Memorial de Curitiba

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e a Prefeitura de Curitiba promovem a exposição "Coleção do Reitor: A PUCPR vista pelo olhar de 16 + 1 artistas", no Memorial de Curitiba. A abertura da mostra aconteceu às 10h deste domingo (14), data de aniversário da universidade. O evento integrou os festejos do Jubileu de Ouro da Universidade, que tiveram início no ano passado.

Como em um espelho, o espelho da história, 17 renomados artistas contemporâneos emprestam seu talento e pincéis para revelar ângulos e facetas da vida da PUCPR, sob diferentes perspectivas e estilos artísticos. "São cenas do cotidiano acadêmico, espaços físicos, solenidades, santos padroeiros e outros detalhes que a arte ajuda a contemplar. Os artistas tiveram total liberdade para seguir seu estilo e hoje podemos apreciar esse maravilhoso resultado", diz o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, idealizador da exposição.

Ivens Fontoura, curador da mostra, ressalta que o reitor não se deixa limitar por correntes artísticas ou pelo pensamento estético, independentemente da dimensão e da forma de expressão ou dos materiais e técnicas usadas. "Cada artista por ele convidado é provocado à inspiração diante de tema único e de interpretação de seu olhar. O ambiente construído, os aspectos da paisagem natural e transformada, ou o desenvolvimento das diferentes atividades humanas realizadas na academia, transformam-se em motivos para a configuração cromática e pictórica. Para participar da Coleção do Reitor há somente uma condição: tratar a PUCPR como tema", conta o curador.

Para Miriam Martins, uma das artistas da exposição, foi uma honra participar da Coleção do Reitor. "Sinto muito orgulho de ter sido uma das escolhidas. Além deste trabalho ter me dado muito prazer, ele ficará para a história da Universidade por marcar uma data tão importante", revela a pintora de formação autodidata.

Serviço:

Exposição "Coleção do Reitor: A PUCPR vista pelo olhar de 16 + 1 artistas"

Local: Memorial de Curitiba - Salão Paraná (Rua Claudino dos Santos, 79 - Setor Histórico)

Data:   até 18 de abril de 2010

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h

Entrada franca

Informações com Vivian Escorsin (Associação Paranaense de Cultura - Núcleo de Marketing): (41) 3271-2684

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: PUCPR

Compartilhe:

imprimir voltar