07.04.2020Artista ensina técnica de autoconhecimento por meio do movimento

A Casa Hoffmann, unidade da Fundação Cultural de Curitiba dedicada à dança, faz um convite aos interessados em aprimorar o autoconhecimento e a autoconfiança através do movimento. Trata-se de uma aula on-line aberta e gratuita da artista e pedagoga  Cristina Ribas sobre o método Feldenkrais, que será transmitida na próxima sexta-feira (10/4), das 11h às 12h.

O método, criado pelo israelense Moshé Feldenkrais, usa sequências de movimentos suaves e a atenção dirigida para ajudar as pessoas a aprender maneiras novas e mais eficazes de enfrentar as diversas situações da vida. Baseada em princípios da física, biomecânica e numa compreensão empírica da aprendizagem e desenvolvimento humano, a técnica tem o objetivo de recuperar ou melhorar a organização neuro-motora de cada uma das funções humanas.

“A intenção é estimular que as pessoas possam explorar o movimento de forma espontânea e em liberdade, já que vivemos hoje uma forte restrição de isolamento social e de espaço. Sem falar da vulnerabilidade e precariedade que muitos estão enfrentando nesse momento, sem trabalho e sem perspectivas”, explica Cristina Ribas, que é brasileira, residente na Argentina.

Artista do movimento, improvisadora e pedagoga do método Feldenkrais, Cristina tem larga experiência no estudo da dança e do movimento. Em 2018 ela esteve na Casa Hoffmann como convidada para se apresentar na programação de comemoração ao Dia Internacional da Dança, com a performance de sua autoria ORI-GAMI. Cristina ministrou uma semana de aulas de Feldenkrais e trabalhou nessa montagem numa residência artística em parceria com o Coletivo Insólita Assemble, de bailarinos e músicos.

A aula desta sexta-feira será a primeira de um ciclo de quatro encontros que já estão programados para as próximas semanas. A inscrição para as três aulas seguintes será no sistema "pague quanto vale".

“Fico muito feliz que essa experiência de movimento possa ajudar as pessoas a encontrar sua força interior para transitar com um sentimento otimista e criativo diante dessa nova situação mundial”, diz a artista. As aulas serão transmitidas na plataforma Zoom Movimiento.Online

Aula aberta e gratuita online do Método Feldenkrais®.
Autoconsciência através do Movimento
Professora Cristina Ribas