27.08.2018Arte nos terminais, oficina de pintura e mural divulgam a arte dos quadrinhos

Descentralizar a cultura e levá-la para onde as pessoas estão. Essa é a proposta da Bienal de Quadrinhos de Curitiba com a iniciativa “Ação na Cidade”, que começou a invadir os terminais de ônibus a partir desta segunda-feira (27/08). Com um cavalete, folha branca e caneta preta um artista desenha em meio ao público. A ação também tem o objetivo de divulgar a Bienal, que acontece de 6 a 9 de setembro, no Museu de Arte Municipal (MuMa), no Portão Cultural, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba.

“Esta é uma ação de aproximação da Bienal com o público de toda a cidade. A intenção é a integração do evento nos diversos locais da cidade, destacando todas as atividades que ocorrerão no Portão Cultural inteiramente gratuitas", afirma a coordenadora da Bienal de Quadrinhos, Luciana Falcon

A “Ação na Cidade”, começou na manhã desta segunda-feira, com o artista Marcelo Lopes, que munido de flip chart e caneta fez uma intervenção com desenho no terminal do Santa Cândida, enquanto panfletos sobre a Bienal eram distribuídos. A mesma ação estava programada para acontecer ainda nesta segunda-feira à tarde, das 15h às 17h, no terminal do Hauer.

A iniciativa ocorre de 27 de agosto a 1º de setembro e vai percorrer os terminais do transporte coletivo do Cabral, Campina do Siqueira, Guadalupe e Portão. Ivan Sória, Marcelo Lopes, José Marcone e Fúlvio Pacheco são os artistas que participam da ação que tem o apoio da URBS.

Mural
Outra ação que teve o apoio da Gibiteca ocorreu na última sexta-feira (24/08), quando 10 alunos da Escola Estadual Julia Bastos, do Alto Boqueirão, realizaram a pintura de um mural no Circo da Cidade. Os estudantes, orientados pelo coordenador da Gibiteca Fúlvio Pacheco, participaram de uma oficina de desenho e ao final do encontro pintaram o muro do entorno do Circo.
A figura escolhida foi a do palhaço Zé Priguiça, que dá nome ao Circo da Cidade, uma homenagem ao funcionário da Fundação Cultural de Curitiba, Pedro Irineu dos Santos, o Palhaço Zé Priguiça, falecido em 2001.
A obra levou três horas para ser concluída. De acordo com o coordenador da Linguagem de Circo da Fundação Cultural, Odilon Merlin, a ação, além de incentivar os participantes a conhecer mais o espaço também teve o objetivo de provocar uma reflexão sobre os equipamentos públicos. “A ideia foi despertar o sentimento de pertencimento das pessoas com o circo”, explicou.

A ação é resultado de uma parceria entre a coordenação de circo com a Gibiteca de Curitiba. Merlin revelou que a atividade teve um retorno imediato. “A oficina foi divertida e os alunos que participaram da pintura do mural já se inscreveram nas oficinas de arte circense que o Circo da Cidade está oferecendo”.

Confira o calendário da “Ação da Cidade” nos terminais:
Dia 27 de agosto
Terminal Santa Cândida – 10h30 às 12h30 (Com Marcelo Lopes)
Terminal Hauer – das 15h às 17h (Com Marcelo Lopes)
Dia 28 de agosto
Terminal Cabral – das 10h30 às 12h30 (Com Ivan Sória Fernandez)
Terminal Campina do Siqueira – das 15h às 17h (Com Ivan Sória Fernandez)
Dia 29 de agosto
Terminal Guadalupe – das 10h30 às 12h30 (Com Fúlvio Pacheco)
Terminal Portão – das 15h às 17h (Com Fúlvio Pacheco)
Dia 31 de agosto
Terminal Portão – das 10h30 às 12h30 (com José Marconi)