18.07.2019Apresentações gratuitas de dança na Casa Hoffmann

Uma semana para mostrar o resultado do trabalho de um semestre com curso, performance e apresentações gratuitas e abertas a todos os interessados. É isso que está previsto para acontecer na C58 Mostra de Coletivos, na Casa Hoffmann, entre os dias 24 de julho a 4 de agosto.

A programação faz parte do Coletivos em Residência, edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura que selecionou dois projetos com artistas locais para residência, aulas e apresentações. O resultado do processo será apresentado na Mostra.

Segundo a coordenadora de dança da Fundação Cultural de Curitiba, Carmen Jorge, a intenção é apresentar diversas estéticas diferentes da dança. “A mostra de coletivos vem para contrastar com o que já mostramos. Entre os grupos selecionados existe uma grande quebra e o que vai reger é o que elencaram como conceito”.

Artistas convidados
A agenda cultural da semana será aberta com a palestra performática ‘5 Planos para Construir Juntos’ com os artistas convidados, Fernando de Proença e Renata Roel. Na quarta-feira (24/7), o encontro ‘Ação Compartilhada: performar convites e viver encontros’ apresenta o processo de trabalho e o compartilhamento do percurso e principais interesses que norteiam a dupla.

A performance será realizada no sábado (27/7), em acordo com a palestra ministrada pelos artistas. A ação com três horas de duração será definida em conjunto com os participantes – 20 no máximo. As inscrições são gratuitas pelo site: www.sympla.com.br/casahoffmann

Apresentações gratuitas
São dois coletivos selecionados para as apresentações. O espetáculo ‘Luxuosas ficções para o fracasso’ é apresentado pelo Coletivo Selvática Ações Artísticas e o ‘Relatos Biográficos Performáticos’ pelo Criadores Anônimos. Durante todos os dias os dois se revezam entre apresentações dentro e em frente a Casa Hoffmann, sempre com início às 19h30.

“As atividades da Casa Hoffmann sempre focam na utilização do espaço urbano que ocupamos. Estamos no centro histórico da cidade e usamos a arte para ajudar na revitalização do Largo da Ordem”, completa Carmen Jorge.

As apresentações em frente a Casa serão realizadas para dar destaque e atingir um público que ainda não frequenta o espaço.

Espetáculo Luxuosas ficções para o fracasso
Coletivo: Selvática Ações Artísticas
Sete pessoas, cada uma fazendo milhões de coisas. Elas optaram por trabalhar num certo prazo, em certas condições. Elas estão inventando jeitos de trabalhar em diálogo e basicamente é isso. Ninguém sabe no que vai dar, não vamos enganar vocês.

Sobre o Coletivo Selvática Ações Artísticas
Há 7 anos investigamos o que é ser Selvática Ações Artísticas – uma experiência híbrida de coletivo, produtora, espaço artístico, plataforma criativa de gestão compartilhada, residência e intercâmbio. Uma experiência sempre em mutação coabitando diferentes formatos que permitam o aprofundamento de linguagens diversificadas.

Apresentações no Largo da Ordem:
Data: 25/07, 26/07, 03/08 e 04/08
Local: Em frente a Casa Hoffmann e imediações (Largo da Ordem)

Apresentações na Casa Hoffmann
Data: 27/07, 28/07, 01/08 e 02/08
Horário: 20h (os ingressos serão distribuídos 1 hora antes no local)
Classificação: 18 anos

Espetáculo Criadores Anônimos – Relatos Biográficos Performáticos
Coletivo: Criadores Anônimos
Desenvolvemos um ambiente para criar
Descobrimos que podemos (re)viver nossas histórias fazendo/dizendo, dançando.
Nossa “parada” se tornou a configuração de uma Dramaturgia em Tempo Real.
Nossas histórias se urdem, as linguagens se multiplicam e a temporalidade se redimensiona.
Pugne criação sem criação e dance conosco.
Somos Criadores, pôr vezes anônimos mas, sempre performáticos
E este é somente mais um de nossos relatos.

Sobre Coletivo Criadores Anônimos
Artistas com vasta experiência em criação de arte participam do coletivo: Ian Mickiewicz, Raphael Alpha, Pedro Almeida, Emmanuel Fagundes e Rafael Wolff num ambiente orquestrado para fomentar a criatividade. As danças são criadas através da partilha de suas histórias. A memória sempre nos possibilitará afago, que sejam lembradas com carinho cada oportunidade, cada sorriso e cada pedaço de bolo de chocolate.

Apresentações no Largo da Ordem
Data: 27/07,28/07,01/08 e 02/08
Local: Em frente a Casa Hoffmann e imediações (Largo da Ordem)

Apresentações na Casa Hoffmann