13.11.2019Apresentação do Coro da Camerata marca o Dia Mundial do Diabetes

Quinta-feira (14/11) é o Dia Mundial do Diabetes, doença que atinge 13 milhões de pessoas em todo o Brasil. Para marcar a data e orientar a população quanto à doença, o Coro da Camerata Antiqua faz um concerto no Hospital Santa Casa de Curitiba, às 10h30, com regência da maestrina Mara Campos.

A apresentação integra o programa Música pela Vida, que neste ano passou a celebrar importantes datas do calendário da saúde reforçando sua preocupação com o lado social e acessível.

“Esses concertos representam um avanço significativo no diálogo com a sociedade", destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), órgão responsável pela administração do grupo. “Quando ficamos restritos à sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade.”

Outras celebrações foram feitas neste mesmo modelo. O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o Dia Nacional de Combate ao Fumo na administração regional da CIC e o Dia de Prevenção ao Suicídio na Capela Santa Maria, com palestra e distribuição de mil balões amarelos.

Diabetes

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A falta deste hormônio pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

A melhor forma de prevenir é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Serviço: Coro da Camerata Antiqua de Curitiba

Data: quinta-feira (14/11)
Local: Hospital Santa Casa de Curitiba (Praça Rui Barbosa, 694 – Centro)