14.09.2017Aniversário da Rainha do Papel de Bala, Efigenia Rolim e plantio de árvores no Cajuru

Plantio de árvores, em comemoração ao aniversário da artista popular curitibana, Efigenia Rolim, e em homenagem ao dia da árvore, acontece neste sábado (16), às 14horas, no CMEI Italo Conti, no bairro Cajuru. A ação faz parte do projeto ‘Nós e o Meio Ambiente’ da Fundação Cultural de Curitiba que visa à formação continuada em conscientização ambiental.

Além do plantio de árvores, diversas atividades, com o intuito de levar o debate ambiental à comunidade, estão programadas para o dia. Terão apresentações de grupos musicais, palestra com os biólogos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Carlos Guillen e Leandro de Pol Fernandes, e até uma visita ao Museu ‘A Vida do Papel de Bala’. Lá, a Rainha do Papel, Efigenia, fará um bate-papo.
Aos participantes, é solicitada a doação de alimentos não perecíveis, a fim de ajudar o Museu ‘A Vida do Papel de Bala’. Roupas usadas e papéis de bala ou outras embalagens também são aceitos.

O Projeto ‘Nós e o Meio Ambiente’ é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Administração Regional do Cajuru, a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMELJ).

Biografia
A Efigenia, que faz 86 anos no dia 21 de setembro, é artista popular, escultora, poeta, contadora de história e estilista. Reconhecida principalmente como a Rainha do Papel, por utilizar principalmente papel de bala nas suas esculturas, fez diversas exposições pelo Brasil. Recebeu o Prêmio de Culturas Populares e a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e foi tema de dois documentários. Sua trajetória está narrada no livro “A Viagem de Efigênia Rolim nas Asas do Peixe Voador”, desde o seu nascimento, em Abre Campo (MG), a sua crescente ascensão no mundo das artes populares.

Serviço:
Data: 16 de setembro (sábado)
Local: Cmei Italo Conti
Rua: Rua Olga Linder Marcon, 441
Horário:
-14h
- Plantio de árvores
- Apresentação do grupo de mpb “Terça Maior’ da UTFPR
- Bate papo com os biólogos Carlos Guillen e Leandro de Pol Fernandes, da SMMA

- 15h30
– os participantes seguirão para o Museu A Vida do Papel de Bala
Rua: Alceu José Guadagnin,71
- Apresentação da Banda Lyra
- Plantio de árvores em toda a extensão do rio
- Visita ao Museu A Vida do Papel de Bala e bate-papo com a Efigenia, a Rainha do Papel.