29.07.2011Ana Cascardo faz show na Rua da Cidadania Boa Vista

Um show que é uma verdadeira aula de interpretação acontece às 19h de terça-feira (2), no auditório da Rua da Cidadania Boa Vista, levando ao palco a cantora Ana Cascardo. Com um repertório de 22 canções, a artista faz uma análise estética e fisiológica das vozes de grandes cantoras brasileiras, contando com o acompanhamento do pianista Guto Horne e do percussionista Luciano Madalozzo. A entrada é franca.

O encontro musical marca o encerramento da Oficina "O canto por todo canto", que Ana Cascardo comandou na Regional Boa Vista, nos últimos três meses, com atividades também nas Regionais Cajuru e Santa Felicidade. Seguindo a proposta de ensinar técnicas vocais para o canto popular, Ana Cascardo demonstra como conhecidas cantoras utilizam o potencial vocal. Ela empreende uma viagem pela história da MPB, seguindo uma ordem cronológica que vai dos anos 30 até a atualidade.

Carmem Miranda, Dolores Duran, Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Maysa são alguns dos nomes que integram o roteiro do espetáculo, que também contempla, entre outros ícones, Nara Leão, Elis Regina e Clara Nunes, até chegar a Ivete Sangalo, Ana Carolina e Maria Rita.

Nos próximos três meses, a oficina "O canto por todo canto" será desenvolvida nas Regionais Boqueirão, Bairro Novo e Pinheirinho, dentro da programação do Circuito de Arte e Cultura, que até novembro de 2012 prevê a realização de 108 oficinas artísticas em todas as regiões da cidade. Doze projetos foram selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura para integrar o circuito, que consiste em mais uma iniciativa da Fundação Cultural para descentralizar as ações culturais.

Trajetória - A mineira Ana Cascardo iniciou a carreira de profissional da voz em 1985. Vivendo em Curitiba desde 1993 - e formada em Musicoterapia pela Faculde de Artes do Paraná -, deu início à atuação como cantora de estúdios, gravando jingles, locuções e dublagens para todo o país. Integrante do Vocal Brasileirão de 1995 a 2003, contabiliza várias participações em CDs de artistas paranaenses, além de responder, a partir de 2000, pelo ensino de canto popular no Conservatório de MPB de Curitiba.

Semifinalista do 8º Prêmio Visa de Música Brasileira / Edição Vocal 2005, promovido pela Rádio Eldorado (São Paulo), Ana Cascardo lançou em 2007 seu primeiro CD solo, com participações de Sérgio Santos, André Mehmari e Chico Pinheiro. Em 2009, publicou o livro e DVD de técnica vocal "Guia Teórico Prático da Voz", em parceria com a fonoaudióloga Dóris Beraldo.

Aula show da cantora Ana Cascardo, no encerramento da Oficina "O canto por todo canto", na Regional Boa Vista

Local: Auditório III da Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600 - Boa Vista)

Data e horário: dia 2 de agosto de 2011 (terça-feira), às 19h