28.01.2011Alunos do Brasil e Estados Unidos trocam experiências na 29ª Oficina de Música de Curitiba

Os professores Chico Mello e Octavio Camargo marcam presença na oficina de Composição Experimental na Música Popular na UTFPR, na fase MPB da 29ª Oficina de Música de Curitiba. O destaque desse curso fica por conta de uma ação inédita: a videoconferência entre os 30 alunos regidos por Chico Mello em Curitiba, com 40 alunos que estudam na Outpost for Contemporary Art, Occidental University, em Los Angeles, dir por Octavio Camargo.

É importante ressaltar que não são apenas brasileiros e norte-americanos que participam. Na turma em Curitiba há a presença de paraguaios e, em Los Angeles, mexicanos e canadenses. A paraguaia Julia Maria com sua sanfona de oito baixos tem boas expectativas em aprimorar suas técnicas em composição experimental. “Não estou acostumada a escutar o erro, a imperfeição. Fazer desses elementos composições para a música é novidade. Quero ampliar minhas expressões”, explica ela.

Outra presença inédita como aluna na oficina é a da atriz Letícia Sabatella, que durante uma viagem para ver a família em Curitiba resolveu conferir de perto o evento. “Admiro o Chico Mello. Tenho vontade de resgatar meu trabalho com a música e para isso é necessário se aprofundar, se pós-graduar, estar sempre estudando. Todos devem se renovar, fazer uma reciclagem, se colocar em trabalho. Percebo na Oficina de Música de Curitiba uma maneira maravilhosa de trocar experiências com bons professores e fazer novos amigos”, explica a atriz, que acredita ser necessário tempo para que venha a inspiração para compor.

De acordo com Chico Mello, o primeiro encontro serviu para “discutir o lado filosófico de compor”, diz. Para isso, uma série de elementos foi debatida, como consciência, identidade cultural e pessoal, controle, hábito, repetição, percepção, metáfora cognitiva, identificação, desejo, biografia, imperfeição, capacidade de tocar, imitação e originalidade. No primeiro contato com os alunos de Los Angeles, as turmas se comunicaram em português, inglês e espanhol, e se entenderam por meio da música, que é uma linguagem universal.

“Vamos conversar sobre estímulo, experimentação, improvisação e formulação de conceitos de composição. Abrir um espaço para a música em sua totalidade e descobrir novos formas de sons e elementos. Por exemplo, podemos compor por meio do tempo”, diz Chico. Para isso, serão realizados exercícios como colagens entre músicas, seleções e criações coletivas, entre outras atividades para tentar descobrir uma maneira própria de compor.

Para a aluna Stéphany Mattanó, atriz e cantora, composição e criação são um processo que vem como uma brincadeira, uma palavra ou uma cena. “Sou formada em artes cênicas e a criação de sons para cenas e vídeo me trazem as composições”, declara ela, que não acredita em um conceito único de composição. Nas discussões entre os alunos, nomes como Noel Rosa, com sua filosofia, e os experimentos de David Byrne e Tom Zé não puderam deixar de ser mencionados.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.

Mais informações:

www.oficinademusica.org.br