03.10.2018Alimentando com Música sensibiliza 1.800 crianças com os sons da Camerata

O programa Alimentando com Música da Camerata Antiqua de Curitiba reúne nesta semana cerca de 1.800 crianças de 36 escolas municipais e participantes do projeto de musicalização Musicar. São duas apresentações diárias, até sábado (6/10), na Capela Santa Maria, que ensinam como funciona uma orquestra e como pode ser divertido o contato com a música erudita.

Nesta quarta-feira (3/10), o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, assistiram ao espetáculo Joaquim e a Escola Imaginária da Música, concerto com a Camerata que educa as crianças para a música.

"O que estamos fazendo nesse mês da criança é sensibilizando os curitibinhas para a grande música. Quero que a minha Fundação Cultural de Curitiba provoque nelas o amor pelas harmonias verdadeiras e pela grande felicidade que é criar o belo”, afirmou o prefeito.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, também compareceu ao espetáculo. “Anualmente os concertos didáticos fazem com que milhares de crianças tenham o primeiro contato com uma orquesra e coro, possibilitando formar público e até despetar talentos”, enfatiza.

Os concertos didáticos são promovidos pela FCC e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). A atividade faz parte do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação, que leva os estudantes para aprender em espaços emblemáticos da cidade. “Esse passeio é uma atividade que vai complementar um estudo e fornecer para as crianças um processo de aprendizagem”, explica a gerente do programa Linhas do Conhecimento, Scheilla Orlosqui.

A estudante Ani Beatriz de Lima Farias, integrante do Musicar no Cajuru, disse que gostou de tudo o que viu. “Eu achei engraçado que o pássaro da apresentação não sabia voar, mas as canárias o ensinaram com a música. Assim como eu aprendi no Musicar.”

Participaram do espetáculo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lanza, e a coordenadora de Música do Icac, Janete Andrade.

Equipe
Joaquim e a Escola Imaginária da Música conta com importantes convidados. O elenco é composto pelos atores paranaenses Renet Lyon (Joaquim) e Giovana de Liz (passarinha Marina). A dramaturgia e a cenografia estão a cargo do paulista Rhenan Queiroz, que atua na pesquisa e síntese de projetos nas áreas das artes cênicas e plásticas.

O dramaturgo, cenógrafo, ator e cantor Maurício Vogue, que trabalhou com os principais diretores do teatro nacional, é responsável pela direção cênica. O espetáculo tem arranjos musicais de Marco Aurélio Koentopp.

Serviço: Alimentando com Música com a Camerata Antiqua de Curitiba
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e meia-entrada a R$ 15. Gratuito para crianças até 12 anos

Concertos para as escolas da rede municipal:
Quinta-feira (4/10), às 9h30 e às 10h30
Sexta-feira (5/10), às 14h30 e às 15h30

Concerto para todos os públicos:
Sábado (6/10), às 18h30