30.08.2011Alexandre França e Karina Buhr em show no Paiol

Neste fim de semana, o Teatro do Paiol sedia apresentações do projeto "No Apartamento", que promove o encontro entre dois novos compositores de diferentes estados brasileiros: o paranaense Alexandre França e a baiana Karina Buhr. As sessões acontecem às 21h de sexta-feira e sábado (2 e 3), contando com a participação do pianista Davi Sartori - que também responde pelos arranjos musicais -, mais os instrumentistas Alonso Figueroa (samplers e acordeom) e Vina Lacerda (percussa?o). Ainda na sexta-feira (2), às 17h, Alexandre França e Karina Buhr comandam um bate-papo musical no Conservatório de MPB de Curitiba, com entrada franca.

O espetáculo, num diálogo intimista, leva ao palco a música popular brasileira renovada por visões complementares. De um lado, o artista curitibano e anfitrião do espetáculo, Alexandre França, mostra o percurso de um homem médio, no qual a poética do comum dá espaço ao trágico da vida contemporânea. Do outro, a convidada especial, a cantora e compositora baiana Karina Buhr, revela a delicadeza que a rotina urbana pode conter, apesar dos percalços limitadores desse ambiente.

"No Apartamento" usa a sutileza musical de poucos instrumentos para revelar as nuances da música brasileira nas diversas regiões do país. Se numa parte do Brasil temos a influência de Chico Science, com sua poética do caos e de suas possibilidades frente à antropofagia da nossa cultura, em outra temos Paulo Leminski, Dalton Trevisan, a estética do frio e os gritos urbanos nas canções de Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Não por acaso, Karina Buhr dialoga com todas essas referências, mantendo em sua música a marca regional que a distingue de outros compositores.

No repertório do show, além das canções do álbum "Música de Apartamento", estão presentes algumas do CD anterior de Alexandre, "A solidão não mata, dá a ideia", e tambe?m composições de Karina Buhr, entre elas "Plástico Bolha" e "Eu Menti pra Você".

Os compositores - Karina Buhr possui uma carreira consolidada em Sa?o Paulo, tendo tocado com músicos de renome nacional, como Edgar Scandurra e Fernando Catatau. Seu último trabalho, "Eu Menti pra Você", mereceu elogios do público e da crítica especializada. O curitibano Alexandre França é destaque na cena cultural da cidade, não só na área da música, mas também no teatro e na literatura. Além do CD de canções "A solidão não mata, dá a ideia" - acolhido pela crítica local como "o melhor CD já produzido em Curitiba" (Revista Ideias - número 57) -, Alexandre foi contemplado com o Prêmio Produc?ão - Projeto Pixinguinha 2008, da Funarte, pelo qual gravou seu mais recente trabalho, o CD "Música de Apartamento".

Serviço:

Projeto "No Apartamento", com Alexandre França e Karina Buhr

Datas e horário: dias 2 e 3 de setembro de 2011 (sexta-feira e sábado), às 21h

Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho - telefone: (41) 3213-1340

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos e doadores de sangue)

Informações para a imprensa: Evidência Comunicação - Ana Paulla Righetto: (41) 7812-7109 / nanarighetto@hotmail.com

Bate-papo musical com Alexandre França e Karina Buhr

Data e horário: dia 2 de setembro de 2011 (sexta-feira), às 17h

Local: Conservatório de MPB de Curitiba - Rua Mateus Leme, 66 - telefone: (41) 3321-2855

Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Evidência Comunicação

Compartilhe:

imprimir voltar