08.07.2016Agenda: Mostra de cinema espanhol em catalão, euskera e galego

A Cinemateca de Curitiba apresenta de 12 a 17 de julho o II Ciclo de Cinema Espanhol em Catalão, Euskera e Galego, que reúne filmes produzidos pelas comunidades autônomas da Espanha de maior identidade cultural e linguística – a Catalunha, o País Basco e a Galícia. Os filmes, todos premiados em importantes festivais, serão exibidos nas línguas originárias de suas regiões, com legenda em português. A promoção é da Embaixada da Espanha e do Instituto Cervantes, com o objetivo de mostrar a diversidade cultural do país.

Programação em Catalão

Estella Cadente (2014, Histórico)
Stella Cadente nos leva ao ano 1871, quando o rei Amadeo de Saboya, nascido na Itália, chegou em Madri com o intuito de atualizar a Espanha, mas o país passava por um momento de grande desequilíbrio político, o que impedia que ele cumprisse o seu objetivo. Seu reinado foi breve, durou apenas três anos sombrios e misteriosos. A época entre o romantismo e a modernidade foi muito conturbada na Europa, em especial na Espanha.
VII Prêmios Gaudí 2015 – Melhor direção artística e melhor figurino.
Direção: Lluís Miñarro
Horários: 12/07 às 19h e 14/07 às 17h

La mosquitera (2010, Drama, 95’)
Os integrantes de uma família de classe média urbana vivem presos no mundo construído por eles mesmos. O filme mostra a luta de cada um deles para salvar aquilo que justifica a sua própria existência. Luís afronta a adolescência descobrindo mulheres e homens culpados e inocentes ao mesmo tempo.
SEMINCI 2010 Festival Internacional de Valladolid -- Espiga de prata de melhor filme e melhor interpretação feminina.
Festival 2-em-1 de Moscou – Prêmio do Júri.
Festival de Cinema Batumi (Georgia) – Melhor diretor. Festival Internacional de Antalya, Turquia – Prêmio da crítica. 32º Festival de Cinema Mediterrâneo de Montpellier 2010 (França) – Prêmio Antígona de Ouro ao melhor filme.
Direção: Agustí Vila
Horários: 13/07 às 17h e 16/07 às 19h

Programação em Euskera

Vacas (1992, Drama, 96’)
Ao longo de três gerações, as famílias Irigibel e Mendiluce mantêm uma rivalidade tortuosa, de ódio, violência e paixões viscerais. A história começa em 1875, no País Basco. Nas trincheiras da Terceira Guerra Carlista, um homem salva sua vida se fazendo de morto junto com os seus colegas na pilha de cadáveres. A presença de uma vaca produz nele uma estranha impressão que virará uma obsessão. Em 1936, no começo da Guerra Civil Espanhola, a terceira geração das famílias parece reviver as histórias do passado.
Prêmios Goya Melhor Diretor Novel. Festival de Montreal: Prêmio Melhor Ópera Prima – Menção especial. Festival de Tokyo: Prêmio Gold Award
Direção: Julio Medem
Horários: 12/07 às 17h e 17/07 às 19h

Donkey Xote (2007, Animação 3D, 84’)
Cansado da pacata vida que todos parecem levar em La Mancha, Rucio não hesita nem um segundo quando surge a oportunidade de viver uma grande aventura: o Cavaleiro da Meia-Lua desafiou Dom Quixote para um duelo sem precedentes. Agora, só falta convencer Rocinante, um cavalo folgado que prefere muita sombra e água fresca a sair galopando pelas planícies da Espanha. Mas esses aventureiros enfrentarão vários perigos nessa jornada, principalmente o misterioso cavaleiro Sinister.
Prêmios Goya – Melhor Filme de Animação.
Direção: José Pozo
Classificação: Livre
Horários: 14/07 às 19h e 15/07 às 17h

Programação em Galego

Também a chuva (2010, Drama Social, 104’)
Um descrente produtor de cinema e um jovem e idealista realizador viajam até a Bolívia para trabalhar em conjunto num ambicioso projeto cinematográfico sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América, mas não imaginam o desafio que lhes espera quando rompe no país uma guerra entre o governo e as populações indígenas pelo controle e distribuição da água.
Festival de Berlin (Seção Panorama): Prêmio do público
3 Prêmios Goya: Ator de reparto (Elejalde), Música original e Diretor de Produção.
Prêmios Ariel: Melhor filme ibero-americano
Direção: Icíar Bollaín
Classificação: 7 anos
Horários: 15/07 às 19h e 17/07 às 17h

O Apóstolo (2012, Fantástico, 72’)
Após fugir da cadeia, Ramón começa uma nova aventura no intuito de resgatar um tesouro que foi escondido numa pequena e misteriosa aldeia da Galícia. As personagens que encontrará por lá protagonizam uma história de terror, humor e fantasia. Trata-se do primeiro longa-metragem espanhol produzido em stop-motion.
Cinema Horizontes Marselha – Melhor filme.
Festival de Annecy: Prêmio do Público
Animpact – Coréia-Japão-China: Melhor Filme. Festival de Monterrey – México: Melhor Filme. Expotoons – Buenos Aires: Melhor filme. Mostra de Lisboa: Prêmio do público e melhor trilha sonora.
Direção: Fernando Cortizo
Classificação: 7 anos