03.10.2019Agenda cultural tem filme de Orson Welles e teatro para crianças e adultos

O destaque da programação do fim de semana está nos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba. Neste sábado (5), a Cinemateca exibe dois filmes de Orson Welles, um dos diretores mais importantes e influentes do cinema mundial. A cafeteria do Cine Passeio terá, no sábado (5), lançamento de duas publicações infantis, além de outras atividades para entreter a criançada.

Também há outras opções para curtir este fim de semana. Acontece, nesta sexta (4), o lançamento do álbum “Todo dia é Domingo” do músico curitibano Érico, no Teatro Universitário de Curitiba. No Paiol, sob o comando da flautista Marcela Zanette, acontece nesta sexta e sábado ( 4 e 5) o espetáculo “O Fabuloso Circo Musical de Marcelitta Flores”.

No domingo (6), o Teatro do Piá tem
apresentação do espetáculo infantil “A História de um Cão” da Cia Beto Hinça de Teatro de Marionetes. Em cartaz de sexta a domingo, no Teatro Novelas Curitibanas, a peça “Não Há Bombas Limpas” é uma opção de espetáculo teatral para o público adulto. Por fim, o Memorial de Curitiba recebe no domingo (6), às 11h, dentro da programação do Pavilhão Étnico, uma atração internacional: o grupo folclórico alemão Landjugend Haubern Volkstanzgruppe.

Érico lança “Todo dia é domingo” no TUC
O músico curitibano Érico lança seu primeiro disco de estúdio “Todo dia é Domingo” nesta sexta-feira (4), às 19h, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). Em seu trabalho de estreia, Érico apresenta as diversas influências que adquiriu durante sua carreira. As composições passam pelo rock, folk e MPB.

Data: 4/10 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Universitário de Curitiba (Travessa Nestor de Castro, s/nº – Centro)
Ingressos: R$20 (inteira) R$10 (meia-entrada)

Peça em cartaz no Novelas Curitibanas retrata angústias de uma escritora
A peça “Não Há Bombas Limpas”, da Inominável Cia Teatro, adapta o texto de Hilda Hilst para o palco do Novelas Curitibanas. O espetáculo segue a trama de uma escritora em busca de novos processos criativos para escrever sua próxima história. Mas durante este processo, a escritora começa a ser assombrada por problemas pessoais ainda não resolvidos, e também se questiona sobre seu espaço numa sociedade que privilegia o capital.

Data: 13/9 a 20/10 (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco)
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)

Cinemateca tem sessão dupla com clássicos de Orson Welles

O Cineclube do Atalante exibe, às 16h deste sábado (5), na Cinemateca, o clássico “Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles. O filme, baseado na história do magnata da comunicação William Randolph Hearst, conta a história de um empresário que de uma infância pobre passou a ser uns dos homens mais ricos de sua época. A Cinemateca complementa a programação projetando “Soberba” (1942), às 19h, na Sessão 16mm.

Data: 5/10 (sábado)
Horário: 16h (Cineclube do Atalante); 19h (Sessão 16mm)
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Espetáculo traz ao palco do Paiol a riqueza da música circense
Numa mistura de espetáculos circense e musical, o show “O Fabuloso Circo Musical de Marcelitta Flores” acontece nesta sexta (4) e sábado (5), no Teatro do Paiol. Liderado pela flautista Marcele Zanette, o espetáculo traz ao palco do Paiol a riqueza sonora da música festiva dos picadeiros. O show ainda conta com participações especiais dos artistas circenses Fábio Salgueiro, Marina Prado e da palhaça Siriema – interpretada por Larissa Lima. O projeto é contemplado pelo edital do Paiol Musical.

Data: 4/10 (sexta-feira) e 5/10 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)
Ingressos: R$10 (inteira) R$5 (meia-entrada)

Cafeteria do Cine Passeio recebe evento de lançamento de livros infantis

A Coffeeterie do Cine Passeio recebe neste sábado (5) o evento de lançamento dos livros infantis “Um Gato Avacalhado”, do escritor Guggo Rachwal, e “Sonhos de Titi”, da escritora Lílian Fleury Dória, ambas publicações da editora AbreAspas. O evento terá contação de histórias com os autores, bate-papo sobre o processo de concepção das obras e atividades recreativas para as crianças.

Data: 5/10 (sábado)
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)

Histórias de um cão sapeca em cartaz no Teatro do Piá

Neste domingo (6), a peça “A História de Um Cão” entra em cartaz no Teatro do Piá. O espetáculo infantil da Cia Beto Hinça de Teatro de Marionetes conta a história de um cão sapeca que começa a perturbar a vizinhança devido seus latidos incessantes.

Data: 6/10 (domingo)
Horário: 11h
Local: Teatro do Piá – Teatro Novelas Curitibanas (Praça Garibaldi, 7 – São Francisco)

Grupo de dança folclórica da Alemanha se apresenta no Pavilhão Étnico

O Pavilhão Étnico terá uma atração internacional neste fim de semana. O grupo folclórico alemão Landjugend Haubern Volkstanzgruppe se apresenta domingo, às 11h, no Memorial de Curitiba. Vindo de Hessen – estado que recebeu a edição do Encontro Europeu de Folclores -, o grupo desembarca para uma série de apresentações em três estados do país. O espetáculo faz parte das comemorações dos 190 anos da imigração alemã no Brasil.

Data: 6/10 (domingo)
Horário: 11h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro)