15.12.2014Ação do Curitiba Lê está entre os finalistas do prêmio Vivaleitura 2014

Um dos projetos que compõem o Programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), está entre os finalistas do Vivaleitura 2014. O ciclo de leituras Palavra de Mulher, idealizado pelo mediador Alisson Freyer – responsável pela Casa da Leitura Dario Vellozo – concorre ao prêmio na categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias.

Responsável pelo projeto, Freyer estará nesta terça-feira (16) em Brasília como convidado do Prêmio, assim como todos os outros finalistas, para participar da cerimônia de premiação, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Na ocasião serão revelados os vencedores de cada categoria. Os 20 finalistas recebem diploma e o troféu Vivaleitura. Os projetos, ainda, serão objeto de uma publicação especial.

Para a coordenadora de Literatura da FCC, Mariane Torres, o reconhecimento a essa ação do Programa Curitiba Lê é importantíssimo. “Porque vem de diversas instituições governamentais e da sociedade civil, nacionais e internacionais, que voltam seu olhar para a importância da leitura na construção do país que almejamos, com menos desigualdades, sejam sociais ou culturais e mais consciência da população sobre seus potenciais de realização individual e coletiva”, disse.

Desde 2012, o ciclo “Palavra de Mulher” promove a leitura de textos de autoras brasileiras seguida de uma conversa livre sobre as impressões dos participantes. Neste período o projeto atendeu 2.684 pessoas em rodas de leitura na Casa da Leitura Dario Vellozo, no Instituto Municipal de Administração Pública, em unidades da Fundação de Ação Social, em grupos de idosos, associações comunitárias, instituições de ensino para jovens e adultos, escolas e bibliotecas das redes Estadual e Municipal de ensino.

Entre as obras escolhidas estão contos, poemas e peças de dramaturgia de Cecília Meirelles, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Lívia Garcia-Roza, Sônia Coutinho, Hilda Hilst, Márcia Denser, Luci Collin, Cora Coralina, Roza Amanda Strausz, Beatriz Bracher, Verônica Stigger, entre outras.

Sobre o prêmio – O Prêmio Vivaleitura tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura em território nacional. É uma iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. O Prêmio integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

O ciclo Palavra de Mulher conta com a parceria das mediadoras Diamila Medeiros e Iamni Reche, suporte dos agentes administrativos Vagner Custódio e João Henrique de Moraes, acompanhamento da gerente das Casas da Leitura da FCC, Patrícia Wohlke e supervisão da coordenadora de Literatura Mariane Torres.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC