20.06.2018Abertura da Semana de Canto Coral lota Capela Santa Maria

Com a Capela Santa Maria lotada e participação de seis corais, de diversas estilos, incluindo profissionais, comunitários e o coral infanto-juvenil do MusicaR, foi dada a largada na programação da III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba. O evento que foi aberto na noite de ontem (19/6), conta com oficinas, palestra, lançamento de CD e apresentações gratuitas de 40 grupos corais até domingo (24/6).
A Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, participou da abertura e comentou a atuação dos corais comunitários ligados as Regionais Administrativas da cidade. “Os corais do Musicar e Nosso Canto surpreenderam! Cada um com seu estilo, desde a criança até o adulto, que em tão pouco tempo deu para ver um crescimento tão espetacular. É muita emoção, nós vibramos harmoniosamente com todos eles! ”, afirmou.
A intensa programação foi também destacada por Marino Galvão Jr, diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. “Foi um resultado muito positivo. Uma noite que se engrandeceu por ser gratificante, prazerosa e diversificada. Com certeza a semana de canto coral começa muito bem, muito fortalecida”.
“É uma surpresa, ver que a música está sendo feita e as pessoas participando”, disse o maestro Norton Morozowski, que esteve presente prestigiando os novos corais na cidade. “Muito especial, bonito, trabalho maravilhoso desses grupos todos”.
Para os coralistas, a oportunidade de se apresentar no palco da Capela Santa Maria também foi um diferencial. Com 2 meses estudando no Projeto MusicaR da Regional Bairro Novo, o jovem Vinicius Domingues de 14 anos, não conseguiu conter a alegria, e comemorou o resultado.
“Ensaiamos bastante, mas na hora parece inédito, é inexplicável a sensação. Quando cantamos passamos nossa energia para a plateia, e quando olhamos os sorrisos a alegria é enorme. Foi demais! ”, contou o estudante.
O integrante do grupo coral masculino Ottava Bassa, Lucas Fontes, começou a gostar de música a partir do Projeto Nosso Canto. Nessa edição da Semana de Canto Coral, já participa de um grupo profissional e é estudante de canto na Escola de Música Belas Artes do Paraná.
“É ótima essa Semana, porque que muita gente não conhece o canto coral, nem outros grupos. Ela traz crescimento com essas trocas, amplia os horizontes das pessoas que são limitadas a um tipo de música, mostra que podem conhecer outras coisas”, finaliza Lucas.

Programação
A Semana de Canto Coral continua até domingo (24/9), com apresentações gratuitas de 40 coros convidados. Nesta quarta-feira (20/6), o Coral Collegium Cantorum, lança o CD Acordes Poéticos com músicas de grandes autores dos séculos XIX e XX.
Destaca-se ainda na programação o bate-papo com o compositor homenageado Edmundo Villani-Côrtes, com o tema Música Coral, no sábado (23/6), e no encerramento da Semana, no domingo (24/6), a apresentação da música ‘Sina de Cantador’ com o grande coro, e participação dos regentes e coralistas presentes durante todo o evento.
“É tanta coisa para comemorar”, ressalta ainda Janete. “Uma felicidade em ter a Mara Campos, uma das maestrinas mais emblemáticas do país, que entende tanto sobre o fazer artístico estar conduzindo essa produção. Temos que celebrar e aproveitar toda a programação gratuita que a cidade está nos fornecendo”, conclui Janete Andrade.

Coros infantis

Outro diferencial importante esse ano é a programação especial para as crianças. Nas tardes do fim de semana, às 14h, coros infantis e infanto-juvenis se apresentam com horários próprios, com a intenção de fomentar a troca entre os mais novos.
“O mais importante é que a criança se aproxime da música de uma maneira democrática, inclusiva e que ampliem cada vez mais seu conhecimento musical. Crianças assistirem crianças é uma experiência estimulante, porque eles vão poder também conhecer outros repertórios”, argumenta Ângela Sasse, coordenadora do Projeto MusicaR.

III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba

Datas: até domingo (24/6)
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Conselheiro Laurindo, 273)

Veja toda a programação aqui.